Bernardino Santos

Jornalista e colunista de O Liberal com 50 anos de profissão. Começou a carreira como repórter em O Liberal e também trabalhou em rádio e televisão.

Armando Morelli, Herlander Andrade e Ismaelino Pinto, em noite de gastronomia e cultura

Bernardino Santos

RETORNO

Depois de dez anos afastada da avenida, a Escola de Samba Acadêmicos da Pedreira anuncia que voltou ao carnaval. Na próxima terça-feira, em sua sede, às 20 horas, faz coquetel para mostrar como vai ser o desfile do tema “Fênix e Acadêmicos, Esperança que Renasce”.

Armando Morelli, Herlander Andrade e Ismaelino Pinto, em noite de gastronomia e cultura. (Divulgação)

 

 

ANO CHINÊS

A Universidade do Estado do Pará e o Instituto Confúcio fizeram parceria para celebrar, no dia 19 de fevereiro, o Festival da Primavera/Festival das Lanternas. O evento acontecerá no Campus I da UEPA com uma programação cultural diversificada e gratuita, para celebrar a chegada do ano 4717 do calendário chinês. 

MOSTRA DE PEIXES

Quem for a Altamira não pode perder a exposição “conhecendo os peixes do rio Xingu”. Ela foi montada no Laboratório de Aquicultura de Peixes Ornamentais do Xingu, no Campus da UFPA daquela cidade. Os alunos do curso de Biologia são os guias da mostra.

Vera e Sérgio Mendes no cenário cultural em Belém do Pará. (Divulgação)

 

 

 

 

COMIDA SAUDÁVEL

O chef Felipe Gemaque abriu o programa Cozinha do Bem, do Centro de Tratamento Oncológico. Pacientes e acompanhantes aprenderam a preparar receitas temperadas com gengibre e açafrão, cumaru, jambu e castanha do Pará, que ajudam a combater os efeitos colaterais do tratamento contra o câncer.

SOLIDARIEDADE

A Casa Ronald McDonald Belém vai realizar, no dia 28, seu primeiro baile de carnaval. A renda será revertida para a Casa, que acolhe crianças e adolescentes em tratamento de câncer em Belém.

MODA

A Universidade da Amazônia realiza hoje, às 18 horas, no São José Liberto, a mostra Moda Unama, com resultado dos Trabalhos de Conclusão de Curso de 2017 e 2018. A reitora Bethânia Fidalgo fará as honras da casa.

VITRINE

  • A coluna inaugura o sábado, abraçando um ícone da educação na Amazônia: o professor Wilton Moreira, que aniversaria. Também ergue um brinde à professora Socorro Cardoso, doutora em Linguística, que hoje também muda de idade. Tim-tim. 
  • A pianista Lenora Brito não usa celular e também prefere procissões à moda antiga. No dia de Nossa Senhora de Lourdes, lembrou o poema “Pai João”, de seu pai, Bruno de Menezes, no qual a personagem suspira: “ah! Meu tempo..” 
  • Os amigos da querida e já saudosa jornalista Rusele Mendes se reúnem hoje para rezar pela alma da querida amiga e colega, que tão cedo nos deixou.
  • A professora Loiane Prado Verbicaro fez palestra sobre “Democracia na era da sociedade da (des) informação”, no Congresso Luso-brasileiro de Direitos Humanos na sociedade da informação, na cidade de Tomar, Portugal. 
  • Verinha Pinheiro está eixando o Brasil para iniciar um novo projeto na cidade portuguesa de Braga, terra natal de seu avô Alberto.
  • Nathalie Furtado lançou, ontem, o novo cardápio do restaurante que comanda junto com Mira Lourenço, num bonito casarão do Reduto.
  • A deputada Marinor Brito foi escolhida para presidir a Comissão de Cultura da Alepa.
  • O cerimonialista Guto Delgado está organizando o curso “Cerimonial e o Mestre de Cerimônias com técnicas de oratória e dicas de português”. Inscrições já abertas. 
  • Bom dia para o amigo Henrique Oliveira, leitor desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã. 
  • Desejo que este seja um sábado especial feliz e iluminado para todos. Se chover, faz parte.. Amanhã, se Deus quiser, novamente aqui. Interinamente, é claro. 

João Carlos Pereira

Bernardino Santos