Bernardino Santos

Jornalista e colunista de O Liberal com 50 anos de profissão. Começou a carreira como repórter em O Liberal e também trabalhou em rádio e televisão.

Arlete Chamié e Aline Chamie Kozlovski visitando Belém

Bernardino Santos

CÍRIO DO RIO 
Começa hoje e vai até domingo a longa programação do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, no Rio de Janeiro. O evento acontece desde 2009 (com a santa do Círio) e o cardeal D. Orani, saudoso e inesquecível ex-arcebispo de Belém, estará presente a todos os eventos, conduzindo a imagem peregrina. 
A imagem foi levada para o Rio, ontem, pelos diretores Jorge Xerfan e Roberto Correa, que seguiram acompanhados de dois guardas de Nossa Senhora, representando o grupo. A eles se unirão Sandra e César Neves. A arquidiocese do Rio mandou confeccionar um lindo cartaz, distribuído virtualmente, no qual a Senhora aparece sobre os montes que cercam a cidade maravilhosa. 
O casal coordenador, Lilian e Claudio Acatauassu, não viajou ao Rio, porque fará as honras da casa no evento “Feijoada do Papai”, amanhã, no Hangar, promoção da Diretoria da Festa. 

O cardeal D. Orani, devoto de Nossa Senhora de Nazaré, cujo Círio comandou por cinco anos, em Belém, mantém a tradição no Rio de Janeiro (Foto: Gustavo de Oliveira)

FOLGA 
Apesar de as férias já terem chegado ao fim, Belém continua bem vazia. Muita gente esticou a corda e faz deste o último final de semana de folga, dando a impressão de que ainda é julho.

PORTUGAL VOTA 
Portugal vai realizar, no dia, no dia 6 de outubro, eleições legislativas. Os eleitores de fora de poderão votar por correspondência. Os que optarem por fazê-lo presencialmente deverão procurar o vice-consulado, até hoje, dia 2 de agosto, para declarar que desejam usar as mesas de votação. 

PARCEIROS 
A Universidade do Estado do Pará e a Fundação Carlos Gomes criaram uma parceria institucional para informatizar o processo seletivo dos cursos de Bacharelado do Conservatório. 

MEDIAÇÃO 
O Tribunal de Justiça do Estado recebe, até hoje, inscrições para o processo seletivo do Cadastro de Mediadores e Conciliadores Judiciais para atuarem nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania, da Comarca de Santarém. 

HÁ DINHEIRO 
Apenas o Rio de Janeiro e São Paulo já utilizaram integralmente os recursos para a realização de festivais de cinema. O Norte, o Nordeste, o CentroOeste e Sul, além de Minas Gerais e Espírito Santo ainda podem apresentar projetos. O prazo termina dia 30 de setembro. 

PUPUNHA

Parece incrível, mas é verdade: em pleno julho, quase agosto, apareceu pupunha nas feiras de Belém. É aquela do tipo grande e fiapenta, mas é pupunha.

BIOGRAFIA

Tem o título de “O cadete e o capitão” o livro de Luiz Maklouf Carvalho sobre a vida de Jair Bolsonaro no quartel. Ainda não chegou por aqui, mas a previsão é para agosto.

VITRINE

  • Jaqueline e Clóvis Malcher passaram as férias em Salinas, ao lado dos netos. Já voltaram ao batente. 
  • Como faz todos os anos, o médico Jean Oliveira, filho de Edy-Lamar e Miguel d´Oliveira, veio de São Paulo para passar o aniversário, esta semana, com os pais. 
  • Uma das melhores jornalistas desta terra, Simone Amaro, querida amiga e companheira da TV Liberal, onde comanda a Redação, trocou de idade, ontem, e ganhou festa surpresa. 
  • Acompanhado da esposa e da filha, Adonis Arock fez o circuito Bragança-Ajuruteua e voltou encantado com a limpeza dos locais e com os preços praticados. 
  • Ajuruteua é tudo de bom. Adelino e Adriano Lourenço, pai e filho, colocaram ponto final na temporada de longo curso pelas terras de Portugal. 
  • Hoje é dia de abraçar, com especial afeto, Raul Velasco e a professora Elba Santos Tavares, que aniversariam. Tim-Tim. 
  • Bom dia para a amiga Leomira Mattos Affonso, leitora desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã. A coluna registra, com muita alegria, o aniversário da muito querida Paula Mendes Acatauassu Carneiro, que celebrou a data em família. 
  • Flavinha Lima, nossa antiga colega da TV Liberal, trocou de idade e comemorou a data em família. Tim-Tim, Flávia. 
  • Lila Tupiassu e Netuno Vilas afivelam as malas para mais uma temporada no outro lado do atlântico. 
  • O amigo João Maroja colocou ponto final nas idas e vindas a Salinas, onde curtiu o sol de julho, ao lado dos filhos e netos. 
  • Por hoje, caríssimos, o que há. Amanhã, se Deus quiser, novamente aqui. Interinamente, é claro. João Carlos Pereira
Bernardino Santos
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!