Bernardino Santos

Jornalista e colunista de O Liberal com 50 anos de profissão. Começou a carreira como repórter em O Liberal e também trabalhou em rádio e televisão.

Academia Paraense de Letras marca eleição para vagas existentes

Bernardino Santos

SOMBREAMENTO

O que sobra em espaço de lazer, falta em sombreamento no novo Parque Belém Porto Futuro, onde a Secult pretende sombrear com mais de cem árvores de diversas espécies.

Minha humilde sugestão; que tal transplantar algumas árvores já adultas, para garantir sombra às crianças?

LITERATURA

Tem o título de “Sentimentos Isolados – narrativas do distanciamento social” o livro organizado por Camila Bastos Lopes da Silva, José Guilherme Castro e Lucy Teixeira, com textos de alunos do programa de mestrado e doutorado de Unama. Publicada virtualmente, a obra estará disponível nas redes sociais da instituição.

ABUSO

As empresas aéreas usam e abusam da paciência dos paraenses. Há alguns dias, um médico ia visitar a filha, em São Paulo, e só soube do cancelamento do voo no aeroporto. Como desgraça pouca é bobagem, a companhia informou que o voo de volta também estava cancelado.

MAGISTRADO

O juiz Adriano Seduvim Filho, presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Pará (Amepa) começa a formatar a programação para festejar os 50 anos da entidade, no próximo mês de dezembro. Deveria acontecer uma solenidade no Theatro da Paz.

GRANDE FINAL

A final do Campeonato Paraense esse ano, traz nossas principais equipes Remo e Paysandu com alguns craques que se destacam e podem fazer a diferença. Mas é difícil apontar favorito. O campeão será decidido nos detalhes com a ausência das fanáticas torcidas.

PARIS AQUI

Com projeto aprovado pelo Iphan a praça defronte à igreja das Mercês vai ganhar ares parisienses, com seus casario ao fundo e a retirada dos camelôs do entorno. Ah! Paris, Paris... Um sonho de Antônio Lemos.

MULHER FIBRA

O Centro Universitário Fibra é parceiro na construção da Cartilha de Proteção à Mulher para enfrentamento à violência doméstica junto com o Ministério Público do Pará e Assembleia Legislativa. 

REI NO PLANALTO

Tem gente que afirma existir em Belém apoiadores da monarquia querendo a volta da família real brasileira ao trono do Brasil. É, cada um tem o direito de sonhar com o rei no Palácio do Planalto.

AUXÍLIO

A Universidade Federal do Pará recebe, até dia 31 deste mês, inscrições ao processo seletivo para a concessão do Auxílio Moradia para estudantes indígenas, quilombolas e pertencentes a populações tradicionais.

VITRINE

- O presidente da Academia Paraense de Letras, Alcyr Meira, deve marcar, para outubro, a eleição para as vagas existentes na instituição

- Um abraço para o amigo Luiz Antônio Pinheiro que toda Belém conhece como “Tarrika”, o DJ dos grandes eventos sociais, troca de idade neste domingo. Aos muitos parabéns virtuais que vai receber, junto os meus.

- Márcia Yamada, diretora do Teatro Waldemar Henrique, já começou a organizar o retorno das atividades daquela casa de espetáculos.

- Bom dia para a elegante diplomata Maria Fernanda Granja Gonçalves Pinheiro, cônsul de Portugal, leitora da coluna, logo mais, no café da manhã.

- Mauro Oliveira trocou de idade e ao lado esposa, a psicóloga Lena Mouzinho, celebrou a data em casa, no isolamento.

- Um abraço à querida Dalvanira Cabral Alvares, que ganha idade nova hoje, e, ao lado das filhas e netas, cumpre rigorosamente a clausura voluntária.

- Ana Celeste e Waldemar Franco completaram 35 anos de uma casamento muito feliz. São as chamadas bodas de coral.

- Betânia Fidalgo Arroyo recebeu a primeira carteira do Conselho expedida a um profissional com doutorado na área de gestão educacional. Evento para poucas pessoas, mas solene.

- Alegria dos “peladeiros”. As arenas do futebol pelada estão sendo reabertas.

- Nosso cronista das segundas, o João Carlos Pereira, escreve amanhã, aqui no Cultura, sobre o calor infernal que está fazendo em Belém.

- Cantinho da poesia: “Eu me diluo em ti, amada, na noite morna de teus cabelos, no nervoso calor de teu aconchego na certeza infinita que estou em ti.” (Fernando Tasso).
 

Bernardino Santos
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!