Bernardino Santos

Jornalista e colunista de O Liberal com 50 anos de profissão. Começou a carreira como repórter em O Liberal e também trabalhou em rádio e televisão.

A histórica Belém nos detalhes de um piano

Bernardino Santos

Piano da Lucy
O Instituto Histórico e Geográfico do Pará será o guardião de um piano precioso, pertencente à poeta, prosadora e também colaboradora de O LIBERAL Lucy Gorayeb Mourão, morta ano passado, que era sócia-honorária do IHGP e membro da Academia Paraense de Letras. O piano de meia-cauda, com marfim, pedais e banqueta originais em bom estado. A caixa, contudo, necessita de restauro.
A peça foi oferecida ao Instituto pelo valor de três mil reais.  Em dois dias, os sócios do Instituto doaram quase todo valor. Faltam apenas 500 reais para a compra ser concluída. O que exceder do valor do piano será utilizado para a pagar o transporte e o restauro da peça.  A eficientíssima presidente Anaíza Virgolino, que organizou a aquisição, já sonha com sauraus  de música, canto e poesia nos jardins do IHGP.

Contra Alzheimer
A Universidade Federal do Pará criou um aplicativo, o Memorylife, já com mais de 1.000 downloads,  que possibilita estimular a cognição de idosos, sobretudo os que sofrem de Alzheimer Trabalho da professora Kátia Omura com ajuda dos alunos Alanna Ferreira e Ailson Freire.

BBB 19
Hoje começa a 19ª. versão do BBB. Serão três meses de fortes emoções para um público cativo, que já espera pela atração. Na tela da Tv Liberal, claro.
Bolsas no Goeldi
O mais antigo museu do país, o nosso “Emílio Goeldi”, recebe até 28 de janeiro inscrição para o processo seletivo de especialistas, pesquisadores e técnicos para o Subprograma de Capacitação Institucional, nas áreas de Dinâmicas Ambientais e Socioculturais, Biodiversidade, Rede Geoma de Modelagem Ambiental para a Amazônia e Inovação Tecnológica.
Viva novelas
O canal Viva, que reprisa os grandes sucessos da Tv Globo, entre nós, a TV Liberal, anunciou a novelas que reapresentará este ano: “O Cravo e a Rosa”, “Roda de Fogo” e “Força de um desejo”. Entram no lugar de “A Indomada”, “Baila Comigo” e “Vale Tudo”.
Retiro
Os padres Barnabitas, que comandam a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, sumirão de circulação 
por uma semana. Ontem eles entraram em retiro espiritual 
e só retornam na noite 
de sexta-feira. 

Iracema, Julieta e António Lourenço, perfeitos anfitriões de Nazaré e Alain Coic (Divulgação)


VITRINE 

  • Lila Tupiassu e Netuno Villas voltaram de Santarém ainda mais encantados com o Tapajós.
  • A coluna abraça amigos que aniversariaram: Rubens Rolo Oliveira, Sérgio Carnut, Maneco Bisi e Maurício Almeida.
  • Um registro de saudade: se estivesse entre nós, o ex-governador, ex-senador, ex-ministro e ex-presidente da Academia Paraense de Letras Jarbas Passarinho teria completado 99 anos, na última sexta-feira. 
  • Já é hora dos amigos começarem a pensar nas celebrações do centenário de JP.
  • O desembargador João Maroja já está retornando às atividades, depois do susto que nos deu, no final do ano.  Saúde, amigo.
  • Bom dia para o publicitário camisa 10 e amigo Ivo Amaral, leitor desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã.
  • O professor João Claudio Arroyo assumiu o comando da Escola de Administração Penitenciária da Susipe. Um desafio e tanto, que ele vai tirar de letra. Parabéns, Arroyo.
  • Lúcia Falângola já retomou o comando dos encontros matinais do “Tutto”.
  • A notável Leomira Affonso faz rápida temporada por terras de São Paulo, onde lê esta coluna pela internet, através do Portal.
  • Saber, você sabe. Todo mundo sabe. Quem faz e acontece, seja com o titular, seja com o interino, no Bernardino aparece. E brilha.
  • Por hoje, senhoras e senhores, o que temos. Amanhã, novamente aqui, se Deus quiser. Interinamente, é claro.
  • João Carlos Pereira.
Bernardino Santos
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!