Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

CINE NEWS

Por Marco Antônio Moreira

Coluna assinada pelo presidente da Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), membro-fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e membro da Academia Paraense de Ciências (APC). Doutorando em Artes pelo PPGARTES/UFPA; Mestre em Artes pela UFPA. Professor de Cinema em várias instituições de ensino, coordenador-geral do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC), crítico de cinema e pesquisador.

Homenagem a Francis Coppola

Marco Antonio Moreira

Francis Ford Coppola é um dos melhores cineastas americanos. Os filmes de sua autoria impressionaram pelo talento, criatividade e estilo. Sua carreira começou nos anos 1960 e teve reconhecimento principalmente com Caminhos Mal Traçados (1969), mas ele se tornou um artista diferenciado a partir de O Poderoso Chefão (1972). O sucesso de público e crítica deste filme revelou que o cinema dos EUA tinha nova referência e que era preciso incentivar outros artistas na indústria cinematográfica americana.

Coppola fez parte da nova Hollywood que é um termo utilizado para um conjunto de cineastas em ascensão no final dos anos 1960 com propostas de fazer filmes diferentes dos padrões hollywoodianos. Coppola já trabalhava como diretor e roteirista quando apareceram novos diretores como Martin Scorsese e Brian de Palma, entre outros. Em 1970, ele ganhou o Oscar de melhor roteiro por Patton e quando teve a oportunidade de realizar um projeto de maior orçamento utilizou seus conceitos artísticos de modo brilhante.

Posteriormente, sua carreira teve diversos filmes extraordinários com temas como as consequências do poder, a influência da máfia, política, sonhos e decepções da juventude, outros conceitos de amor e sexo, privacidade, guerra e seus horrores e a imortalidade. É importante apreender sua maneira de contar histórias que valoriza vários aspectos da linguagem cinematográfica desde a fotografia, iluminação, atuação e trilha musical.

Em homenagem aos 82 anos de Francis Coppola comemorados no dia 07 de abril deste ano, indico ao leitor alguns filmes de sua carreira disponíveis em DVD, blu-ray ou plataformas streaming. Vale conhecer a obra de Coppola. Um apaixonado pelo cinema que muito trabalhou (e trabalha) para valorizar a sétima arte.

Indicações:

O Poderoso Chefão – The Coppola Restoration (1972)

Com Marlon Brando, Al Pacino, Diane Keaton.

Edição especial remasterizada para blu-ray da trilogia sobre a família Corleone com O Poderoso Chefão (1972), O Poderoso Chefão 2 (1974) e O Poderoso Chefão 3 (1990). Atuações históricas de Marlon Brando, Al Pacino, Diane Keaton e todo o elenco. Uma obra prima sobre poder, política, família e máfia.

 

A Conversação (1975)

Com Gene Hackman, John Cazale.

Um profissional de vigilância conhecido por seu grande profissionalismo é contratado para vigiar e gravar a conversa de um casal de amantes. Mas o trabalho provoca preocupação, pois ele percebe semelhanças com um trabalho anterior que teve final trágico. Brilhante atuação de Gene Hackman em um drama sobre a falta de privacidade e manipulação política.

 

Apocalypse Now (1979)

Com Marlon Brando, Martin Sheen.

O Capitão Willard recebe a missão de encontrar e matar o comandante das Forças Especiais Coronel Kurtz que enlouqueceu e se refugiou nas selvas do Camboja, onde comanda um exército de fanáticos. Baseado em Coração das Trevas de Joseph Conrad. Um filme arrebatador que indica profundas reflexões sobre a guerra e suas consequências.

 

O Fundo do Coração (1982)

Com Frederic Forrest, Teri Garr, Nastassja Kinski, Raul Julia.

Um casal completa cinco anos juntos e planejam comemorar. Mas eles entram em crise de relacionamento e buscam outros parceiros em meio a um mundo onde nem tudo é real. Uma bela história de amor perdido entre dúvidas e certezas de um casal em busca da felicidade. Excelente trilha musical com Tom Waits e Crystal Gayle.

 

Vidas sem Rumo (1983)

Com Matt Dillon, Diane Lane.

Em um subúrbio da pequena cidade de Tulsa, Oklahoma, jovens órfãos tentam sobreviver onde tudo se restringe a "mexicanos pobres" e "ricaços". Eles tentam amadurecer, mas nem tudo acontece como eles planejaram. Baseado na obra de S. H. Hinton. Excelente adaptação literária com atores que posteriormente fizeram muito sucesso como Matt Dillon, Diane Lane, Tom Cruise e Patrick Swayze.

 

O Selvagem da Motocicleta (1983)

Com Matt Dillon, Diane Lane, Mickey Rourke.

Em uma pequena cidade industrial, o líder de uma pequena gangue vive na sombra de seu ausente irmão mais velho, O Motoqueiro. Entre brigas de gangue e revolta contra sociedade, ele é obrigado a amadurecer. Uma obra de arte estudada por muitos cinéfilos. Um magnífico exemplo de direção, roteiro, fotografia e estilo cinematográfico. 

 

Cotton Club (1984)

Com Richard Gere, Diane Lane.

Harlem, Nova York, 1928. Um músico salva a vida de um gângster quando este foi vítima de um atentado. Como agradecimento, ele começa a trabalhar para o gangster e  passa a trabalhar no Cotton Club, casa noturna na qual artista negros se apresentam para um público formado exclusivamente por brancos. Ele conhece a jovem amante de seu novo patrão e eles se apaixonam. Entretanto, para permanecerem vivos mantêm a relação em segredo. Excelente trilha musical!

 

Peggy Sue: Seu Passado à Espera (1986)

Com Kathleen Turner, Nicolas Cage.

Em 1985, uma mulher de 43 anos à beira do divórcio desmaia e misteriosamente volta ao ano de 1960. Ela revive suas histórias com a oportunidade de transformar o curso da sua vida. Uma visão poética sobre como entender os fatos do passado e do presente de uma personagem que quer ter o direito de ser feliz.

 

Tucker: Um Homem e seu Sonho (1988)

Com Jeff Bridges, Frederic Forrest.

Filme baseado na história de Preston Tucker, projetista americano que no final da década de 40 desenvolveu um carro com um design revolucionário para a época e que por isso, enfrentou as grandes indústrias do setor. Projeto de alto orçamento em parceira de produção com George Lucas sobre um personagem visionário que tem muitas características de Coppola.

 

Jardins de Pedra (1987)

Com James Caan, Anjelica Huston.

Durante a guerra do Vietnã, o jovem recruta Jackie é designado para uma unidade comandada pelo Sargento Clell Hazard, antigo amigo do pai do garoto. Jackie torna-se protegido do Sargento que tenta evitar a ida do garoto à guerra. Sem conseguir dissuadir o jovem, o Sargento irá preparar Jackie para o ambiente de guerrilha. Filme pouco conhecido de Coppola. Um drama sobre a guerra que aborda valores do patriotismo americano.

 

Drácula de Bram Stoker (1992)

Com Gary Oldman, Winona Ryder, Anthony Hopkins, Keanu Reeves.

Baseado na obra de Bram Stoker sobre. No século XV, um líder e guerreiro dos Cárpatos renega a Igreja quando esta se recusa a enterrar em solo sagrado a mulher que amava, pois ela se matou acreditando que ele estava morto. Assim, perambula através dos séculos como um morto-vivo e, ao contratar um advogado, descobre que a noiva deste a reencarnação da sua amada. Uma das melhores versões sobre um personagem complexo que muitas vezes foi mal aproveitado em filmes que priorizaram apenas a violência. Uma triste história de amor, solidão e imortalidade. Excelente produção com ótimas atuações de Gary Oldman e Anthony Hopkins.

 

Tetro (2009)

Com Vincent Gallo, Alden Ehrenreich, Maribel Verdú.

O jovem Bennie chega a Buenos Aires devido a um problema no navio onde trabalha e aproveita o ocorrido para encontrar seu irmão mais velho que nunca mais entrou em contato com a família. Mas ele encontra uma pessoa diferente com temperamento difícil e que esconde seu passado. Um belo filme sobre como traumas familiares afetam a vida de um personagem.

 

Cine News
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE CINE NEWS