MENU

BUSCA

Missa de encerramento do Círio 2020 tem grande participação de fiéis

Muitos foram à Praça Santuário, mas não puderam acompanhar cerimônia do retorno ao Glória por causa dos protocolos contra a covid-19

João Paulo Jussara

Um dos momentos mais marcantes e emocionantes do Círio de Nazaré, o retorno da imagem original da padroeira dos paraenses ao Glória da Basílica Santuário, o ponto mais elevado do altar-mor da igreja, ocorreu, pela primeira vez, com restrições de público por conta da pandemia de covid-19. Mesmo com as limitações, o encerramento da festividade nazarena, na manhã desta segunda-feira (26), após 15 dias de homenagens, foi marcado pela emoção dos devotos, que tiveram a oportunidade de se despedir do Círio de número 228.

LEIA MAIS:
-
 'Foi o povo quem quebrou os protocolos no Círio de 2020. Quase fui às ruas', diz Arcebispo
Coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré é diagnosticado com covid-19
Veja o que abre e fecha durante o feriado da segunda-feira do Recírio
Fiéis foram surpreendidos por projeções na fachada da Basílica

Desde a madrugada, dezenas de fiéis já aguardavam a abertura do portão da Basílica Santuário para prestarem suas homenagens à Nossa Senhora de Nazaré no encerramento do Círio 2020. No entanto, nem todos puderam entrar na igreja, devido aos protocolos de segurança adotados frente à pandemia. No interior da Basílica, era permitido somente duas pessoas por assento, com um distanciamento de pelo menos 1,5 metro, e uso obrigatório de máscara. Muitos fiéis acabaram ficando do lado de fora da igreja, acompanhando a cerimônia da Praça Santuário.

Antes da subida da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré, encontrada pelo caboclo Plácido de Souza em 1700, ao Glória, os devotos entoavam cânticos em homenagem à padroeira do povo paraense.

"Mãe de Nazaré, Ave Maria cheia de graça, luz que nos guia, intercede por nós, porém livrai-nos desta pandemia", pediam os fiéis em uma das canções. Muitos também rezavam e agradeciam pelas graças alcançadas e pelos livramentos do ano de 2020, que ficou marcado pelo enfrentamento ao novo coronavírus.

Antes da subida ao altar, o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, apresentou a imagem de Nossa Senhora de Nazaré aos fiéis, que, emocionados, fizeram suas saudações.

"Façamos o pedido de que Maria passe na frente. E o pedido sincero de que essa fase tão difícil possa ser superada. Contamos com a intercessão de Nossa Senhora", disse o arcebispo antes de entregar a imagem para que fosse conduzida ao Glória.

Às 6h30, a imagem já estava no altar-mor da igreja, que foi iluminado. Em seguida, às 7h, Dom Alberto Taveira Corrêa iniciou a Santa Missa, seguindo todos os protocolos indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Logo após a missa, às 8h30, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) concederá uma entrevista coletiva para apresentar o balanço da festividade deste ano. Toda a programação da manhã do Recírio está sendo transmitida, ao vivo, pela TV Nazaré (canal 30), pelo canal no Youtube Tv Círio (youtube.com/TVCirio) e pelo canal no YouTube da Basílica Santuário.

Círio