Círio 2022: Conheça os cinco decoradores que farão a ornamentação da festividade
Rosas, orquídeas, lírios e flores tropicais compõem a decoração deste ano, que inclui os espaços de eventos alusivos ao Círio e a própria berlinda

Cinco decoradores profissionais foram convidados, pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), para decorar os espaços e a berlinda, para os eventos do Círio 2022. A maioria das flores vem do Ceará e de Holambra, em São Paulo. Entre as flores temáticas deste ano estão rosas, orquídeas e lírios. As flores tropicais serão usadas no navio Garnier Sampaio e nas romarias dos ciclistas e da juventude. Tanto as flores tropicais, quanto as folhagens e orquídeas, são produzidas no Pará, nas cidades de Benevides e Castanhal.
O decorador, design floral, artista plástico e escultor Vando Nascimento trabalha há 26 anos na área de eventos. Sua história com o Círio começou em 2013, quando recebeu o convite da DFN para fazer a decoração da Berlinda para a procissão de domingo. Ele assinou a decoração da berlinda em 2020 e a decoração da Basílica ano passado. Este ano, fará a ornamentação do altar da Praça Santuário, Pórtico da Escadinha, onde acontece a chegada do Círio Fluvial, berlinda da Trasladação e Círio, as decorações mais aguardadas, berlinda da Procissão da Festa e andor do Recírio.
VEJA MAIS
“A partir daí, passei a realizar outros projetos dentro da programação do Círio, como a Romaria da Diretoria, das crianças, rodoviária, escadinha, altares da Basílica, Catedral, entre outros, e já vão muitos anos de muita fé, amor e prazer em florir para Nossa Senhora. Em 2020, um ano totalmente diferente para nós devotos, fui convidado para fazer a primeira live de decoração da berlinda do Círio”, declara Vando Nascimento.
Paulo Morelli, que participa das decorações do Círio desde 2002 e ano passado foi responsável pela decoração da berlinda no Círio, fará a ornamentação do altar da Basílica para a abertura oficial do Círio, missa de apresentação do manto, cerimônia da descida da Imagem Original e toda a quinzena da festa. O altar permanece decorado, havendo quatro novas decorações, com trocas toda terça e sexta, durante o período. Ele também decora a berlinda que participa do traslado para Ananindeua e Romaria das Crianças.
Simone Cosme será a responsável pela decoração do Navio Garnier Sampaio, no Círio Fluvial, palanque do Colégio Gentil (de onde sai a Trasladação no sábado, 8), palanque da Catedral Metropolitana de Belém (onde ocorre a missa do Círio, no domingo, 9) e as romarias Ciclorromaria e Romaria da Juventude. Djan Slaviero decora a berlinda na procissão do Traslado dos Carros, Romaria Rodoviária, Motorromaria e Romaria dos Corredores. Marilza Ramos vai decorar o andor do Terço da Alvorada.
“A decoração do Pórtico da Escadinha será novamente uma plotagem adesivada, como nos anos de 2018 e 2019, uma inovação do próprio Vando, que já fez a decoração deste espaço por diversas vezes. O objetivo é ter um espaço instagramável, que permanecerá durante os 15 dias da festividade para que os devotos possam eternizar este momento da retomada do Círio por meio da fotografia”, explicou Cláudia Hage, da diretoria de decoração da DFN.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA