CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Vídeo mostra secretário de segurança pública dando soco em mulher durante abordagem; assista

Caso aconteceu em 2020, mas imagens começaram a circular nesta semana nas redes sociais

O Liberal
fonte

Um vídeo que começou a circular nesta semana, nas redes sociais, mostra o secretário da Segurança Pública da cidade de Taboão da Serra, em São Paulo, Rodrigo Gentil Falcão, dando um soco no rosto de uma mulher, durante uma abordagem policial. Apesar das imagens terem se espalhado nos últimos dias, o caso aconteceu no dia 11 de agosto de 2020, quando Falcão era delegado do município. Após a repercussão, a prefeitura da cidade informou, nesta terça-feira (18), que avalia se o secretário permanece no cargo. As informações são do G1 São Paulo.

“A Prefeitura de Taboão da Serra ressalta que está apurando a dinâmica dos fatos, pois recebeu o conteúdo hoje (terça, 18), e não está descartada a possibilidade de exoneração ou afastamento (de Falcão) do cargo”, declarou a secretária adjunta de Comunicação do município, Renata Novaes.

A Secretaria da Segurança de Taboão da Serra comanda a Guarda Civil Municipal (GCM). E são justamente guardas civis municipais da cidade que aparecem ao lado do secretário na filmagem. Esses agentes da GCM também serão investigados por meio de um processo administrativo interno, segundo a Prefeitura, por não terem detido o delegado quando viram a agressão. Eles também não mencionaram o fato no Termo Circunstanciado (TC) registrado no 1º Distrito Policial (DP) de Taboão da Serra, no qual constam apenas "desacato" e "resistência", crimes supostamente cometidos pela mulher contra o delegado.

No dia da agressão, a GCM e a Polícia Civil foram a um bar atender uma ocorrência de perturbação do sossego durante a pandemia de Covid, quando havia restrições impostas pelas autoridades. O registro policial aponta que a mulher estava embriagada e agrediu o delegado, jogando um copo no peito dele e dando um tapa no rosto de Falcão.

Ainda de acordo com o TC, em sua defesa, a mulher confirmou na delegacia que agrediu o delegado porque foi vítima de “preconceito, agressão verbal e ‘gordofobia’, além de abuso de autoridade”. Ela não informa no documento que foi agredida.

VEJA MAIS

image Policial penal é preso por agredir mulher em hotel no Rio de Janeiro; veja o vídeo
Autuado na Lei Maria da Penha, Rildson Querino Brandão foi solto no mesmo dia da prisão, após pagar fiança

image Major da Polícia Militar agride doméstica com tapa na cara após atraso
Em depoimento, a vítima afirma que a agressão começou por ter chegado atrasada no trabalho. Toda a situação foi filmada pela câmera de segurança do elevador do prédio

image PM agride mulher durante abordagem policial em Bragança
A promotoria militar informou que vai abrir um inquérito para investigar o caso

Falcão também é acusado pela Associação dos Guardas e Servidores do Estado de São Paulo (AGES-SP) de assediar moralmente guardas civis de Taboão. Em 15 de janeiro de 2021, uma guarda civil fez um boletim de ocorrência na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) em Taboão da Serra contra o então delegado pelo crime de difamação. Um grupo de guardas-civis, incluindo uma agente grávida, também já procuraram a Corregedoria da Polícia Civil para denunciar Falcão por assédio moral.

Em nota, a Secretaria da Segurança do estado não respondeu qual foi a conclusão do caso de 2020 e nem se a Polícia Civil iria reabrir a investigação após o vídeo mostrar Falcão agredindo a mulher.

"A Polícia Civil informa que o delegado citado está regularmente afastado por exercer função em unidade distinta da Polícia Civil, de acordo com os artigos 65 e 66 da Lei 10.261/68. O mesmo responde a uma sindicância administrativa em andamento pela 11ª Corregedoria Auxiliar da Polícia Civil (Demacro). A Corregedoria também irá instaurar um procedimento administrativo para investigar denúncias de assédio moral envolvendo o policial civil contra guardas municipais de Taboão de Serra, registrada na última semana. Já o termo circunstanciado, registrado em 12 de agosto de 2020, foi encaminhado ao Juizado Especial Criminal (Jecrim) para as devidas providências", informa o órgão.

Já o secretário Rogério Falcão respondeu, sobre o soco contra a mulher, que "foi usado de força moderada para contê-la". Ainda segundo ele, um outro guarda civil que cuidava do sistema de monitoramento de câmeras do local gravou a ocorrência e depois tentou extorqui-lo, ameaçando divulgar as imagens editadas. "Ela desacatou e resistiu à prisão. Por isso foi presa. Ainda tentaram me extorquir. Só tem essa parte do vídeo. As anteriores foram cortadas", disse.

Quanto ao caso de 15 de janeiro de 2021, ele alega que foi fiscalizar as bases do município e uma delas estava fechada. “No momento em que cheguei, já estava sendo gravado e pedi que abrissem a base”, comentou.

“No que tange à mulher grávida, ela atendia o telefone da nossa central e dizia que a GCM não atendia ocorrências criminais”, afirmou Falcão.

Veja a nota da Prefeitura de Taboão da Serra sobre o vídeo

 “A Prefeitura de Taboão da Serra informa que o vídeo que está circulando nas redes sociais é de 2020, quando o Sr. Rodrigo Gentil Falcão estava de plantão como delegado de polícia no 1º DP de Taboão da Serra, conforme boletim em anexo, ou seja, qualquer apuração em face do fato elencado se faz de competência do Governo do Estado de SP.

Independente da data dos fatos, como existem servidores da Guarda Civil Municipal na mencionada ocorrência, a Prefeitura Municipal de Taboão da Serra está abrindo Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar condutas dos mesmos. A atual Administração ressalta que só tomou conhecimento deste fato nesta terça-feira, 18/10.

O Governo Municipal Informa ainda que, tratando-se de conduta anterior, ou seja sem vinculação com a administração municipal, quaisquer esclarecimentos em face do ocorrido se fará pelo próprio Sr. Rodrigo Gentil Falcão.

A Prefeitura de Taboão da Serra repudia e não compactua com nenhum tipo de violência contra mulher.”

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL