Três ciclones ainda devem atingir o Brasil no mês de novembro, diz climatologista
A formação de ciclones e tornados é considerada comum nesta época do ano
Nos últimos dias, um ciclone extratropical atingiu as regiões sul e sudeste do Brasil, causando destruição em diversos lugares com a presença de mais de 700 feridos pelos locais. Agora, pelos próximos dias do mês de novembro, a previsão é que mais três ciclones, que são comuns nesta época do ano, sejam registrados no Brasil.
A informação foi concedida pelo climatologista e professor do Departamento de Geografia da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Francisco Aquino. “Nos cenários dos próximos 15 a 20 dias, esses três ciclones (ou mais) podem se formar aqui no Atlântico Sul, influenciando, como sempre fazem, a região Sul e Sudeste do Brasil. Isso é um esperado”, disse Aquino em entrevista à CNN.
Segundo o especialista, esse fenômeno costuma aparecer entre os estados da região sul e sudeste, mas que também existe a chance dos ciclones atingirem outras regiões do país. Além disso, o climatologista explicou que essa última opção não está descartada por conta da intensidade das tempestades e da forte frente fria.
VEJA MAIS
Tornado no Paraná
Recentemente, um tornado atingiu a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, e deixou sete mortos, 750 pessoas feridas, 1000 moradores desalojados, 28 pessoas desabrigadas e cerca de 90% dos edifícios destruídos no município. O fenômeno ocorreu porque um sistema de baixa pressão se desenvolveu sobre o continente, entre o Paraguai, o norte da Argentina e a porção oeste da região Sul do Brasil.
Com a gravidade do caso, o Governo do Paraná decretou neste sábado (8) luto oficial de três dias em todo o estado. Após o pronunciamento, uma força-tarefa integrada com mais de 50 bombeiros, Defesa Civil, Copel e Sanepar também foi organizada para garantir o amparo sobre o caso.
(Victoria Rodrigues, estagiária de Jornalismo, sob supervisão de Heloá Canali, editora executiva em Oliberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA