CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Sob a coordenação de Hamilton Mourão, Conselho Nacional da Amazônia Legal completa dois anos

Nesse período, foram realizadas seis reuniões, a última delas em agosto do ano passado.

O Liberal
fonte

Há dois anos, no dia 11 de fevereiro de 2020, o Presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto reativando e transferindo o Conselho Nacional da Amazônia Legal do Ministério do Meio Ambiente para a Vice-presidência, ficando sob a coordenação de Hamilton Mourão. De acordo com o Governo Federal, entre os principais avanço de 2020 até hoje, está a estruturação do Portfólio de Governança da Amazônia Legal, compreendido pelo Plano Estratégico 2020/2030 e a maior presença do Estado na região.

Em suas redes sociais, o vice-presidente Hamilton Mourão falou sobre o trabalho exercido pelo Conselho. “Com uma visão de Estado para a região amazônica, o CNAL estabeleceu o planejamento estratégico para o período 2020-2030, sempre visando a preservação, proteção, desenvolvimento sustentável e cooperação Amazônica”.

Entre os avanços do Conselho, o Governo Federal destacou também o Plano Nossa Amazônia e Plano Amazônia 21/22, instrumentos norteadores para a região e os trabalhos do Conselho e respectivos ministérios; Fortalecimento da capacidade de fiscalização ambiental, com novas contratações de pessoal para atuar nas agências que executam o combate aos ilícitos ambientais e fundiários; e realização das Operações de Garantia da Lei e da Ordem Verde Brasil I e II e Samaúma, de combate ao desmatamento.

VEJA MAIS

image Operação Samaúma: vice-presidente Hamilton Mourão concede entrevista coletiva em Altamira
Ação resulta na aplicação de 111 multas no valor de 57 milhões de reais

image Deputados aprovam título de Cidadão do Pará ao vice-presidente Hamilton Mourão
Mourão coordena o Conselho Nacional da Amazônia Legal

Nesta lista, está ainda a retomada da negociação do Fundo Amazônia e busca de outras fontes de financiamento nacional e internacional, pública e privada, que motivem investimentos na região, e a criação, sob o arcabouço do CNAL, da Comissão Nacional da OTCA, organismo internacional que reúne os 8 países do bioma Amazônia, passando a ser a instância interlocutória entre o Governo brasileiro e a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, com a missão de aplicar as disposições do Tratado em território nacional, observando a soberania brasileira.  

Desde a sua reativação, o Conselho da Amazônia Legal realizou seis reuniões, a última delas em agosto do ano passado.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL