CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Saiba como se proteger de raios em casa ou na praia; várias mortes aconteceram nos últimos dias

No sábado (20), oito pessoas foram atingidas por um raio na Praia da Vila Caiçara, em Praia Grande, resultando em uma morte

O Liberal
fonte

Em situações de tempestades com raios, o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), destaca algumas opções mais seguras para evitar que pessoas sejam atingidas. Na praia, a recomendação é evitar permanecer dentro d'água, não caminhar em áreas descampadas e não ficar debaixo de guarda-sol, tenda ou quiosque.

No último sábado (20), oito pessoas foram atingidas por um raio na Praia da Vila Caiçara, em Praia Grande, resultando em uma vítima fatal. Desde a última sexta-feira (19), quatro pessoas perderam a vida devido às fortes chuvas no estado de São Paulo, conforme informações da Defesa Civil.

VEJA MAIS

image Queda de raio mata uma pessoa e deixa outras sete feridas em praias do litoral de São Paulo
Apesar dos alertas das autoridades, as praias estavam lotadas neste fim de semana

image Adolescente morre atingido por raio ao brincar na chuva, em Barcarena
O caso foi registrado na noite da última terça-feira (5)

Durante tempestades, o Elat aconselha buscar abrigos seguros, como veículos não conversíveis, com portas e vidros fechados, evitando contato com a lataria. Em moradias ou edifícios, a orientação é manter distância de redes elétricas, telefônicas e hidráulicas, bem como de portas e janelas metálicas. Abrigos subterrâneos, como metrôs ou túneis, são outra opção segura.

Caso não haja abrigo próximo, a recomendação inclui afastar-se de pontos altos e objetos metálicos, manter os pés juntos, agachar-se até a tempestade passar e evitar ficar deitado.

O que fazer na piscina durante tempestade?

A Defesa Civil de São Paulo destaca que, em áreas abertas durante tempestades, como praias, piscinas, estacionamentos e campos de futebol, é vital sair imediatamente do local. Ao receber alertas de tempestade ou ouvir trovões, a orientação é buscar abrigo em edificações ou veículos, mantendo-se longe de janelas, tomadas e materiais metálicos, desconectar aparelhos eletrônicos das tomadas e evitar objetos conectados às fiações telefônica e elétrica.

Além disso, a recomendação inclui manter distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, antenas e caixas d'água, afastar-se de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores e escadas, não soltar pipas, não carregar objetos como canos e varas, e evitar dirigir, andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo durante tempestades.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL