CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Inep divulgado resultado do Enade 2021; veja como conferir

Dados permitem que coordenadores possam aperfeiçoar cursos da educação superior

Emilly Melo
fonte

O resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 já está disponível para os coordenadores de cursos do ensino superior. O levantamento possibilita que as áreas de conhecimento sejam aperfeiçoadas tanto nas instituições públicas como privadas. As informações são da Agência Brasil. Os resultados podem ser conferidos aqui.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) explica que o Enade avalia o desempenho dos estudantes por meio dos conteúdos programáticos estabelecidos nas diretrizes curriculares de cada curso de graduação. 

VEJA MAIS

image Ministro da Educação anuncia saída de presidente do Inep; Carlos Moreno deve assumir o posto
Victor Godoy afirmou que a saída de Danilo Dupas 'ocorreu por motivos pessoais e a pedido'

image Enem 2022 tem o segundo menor número de inscritos desde 2005
Cerca de 3,4 milhões de participantes se inscreveram nesta edição; um aumento de 10% em comparação com o ano passado

Os resultados também mostram as habilidades dos estudantes “para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento”.

Coordenador-geral de Controle de Qualidade da Educação Superior do Inep, Ulysses Tavares Teixeira afirma que os critérios estatísticos adotados permitem que os coordenadores de curso identifiquem os conteúdos com melhor ou pior desenvolvimento nos cursos oferecidos, de forma a buscar seu aperfeiçoamento.

Nesta edição, o Enade contou com 492.461 estudantes inscritos, dos quais 74% eram para licenciatura, que abrangeu 17 das 30 áreas avaliadas, 19% para bacharelado (dez áreas) e 7% de cursos tecnológicos (três áreas). O exame foi aplicado em 22.671 salas de aula localizadas em 1.409 municípios.

De acordo com o levantamento, 67% dos estudantes (330.284) vieram de instituições privadas; e 33% (162.177) de instituições públicas. A avaliação abrangeu 1.073 instituições privadas (82%) e 239 públicas (18%).

Dos 7.997 cursos participantes do Enade, 5.043 (63%) eram de licenciatura; 2.121 (27%) de bacharelado; e 833 eram tecnológicos (10%).

“O perfil predominante é de mulheres, com mais de 24 anos, solteiras, com pais sem ensino superior, renda familiar de até 3 salários mínimos e trabalha mais de 20 horas semanais”, disse o coordenador-geral de Controle de Qualidade da Educação Superior.

“Se dividir pelos graus acadêmicos, percebemos que, na licenciatura, predominam estudantes mulheres (76%), mais velhas, pretas ou pardas. Nos cursos de bacharelado, o perfil é de homens brancos, mais jovens e solteiros. Já nos cursos tecnológicos, o perfil predominante é de homens (84%) brancos que trabalham 40 horas ou mais por semana”, detalhou Ulysses Teixeira.

(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Hamilton Braga, coordenador do Núcleo de Política)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL