CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

'Punheta de bacalhau' e 'batata ao murro': Restaurantes têm pratos bloqueados em app de delivery

O caso foi exposto nas redes sociais e vários chefs relataram o mesmo problema

Com informações de O Globo

Um restaurante de gastronomia lusitana de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, se deparou com pratos bloqueados em um aplicativo de delivery. O acompanhamento da cozinha portuguesa “batata ao murro” não poderia constar no cardápio.

O chef Alexandre Henriques, do Gruta de Santo Antônio, explicou que “murro” é uma palavra de agressão, considerada um item que vai contra os termos de uso do iFood. Pelas novas regras, o app estava bloqueado o nome, relatou o chef.

Alexandre afirmou, ainda, que o aplicativo não avisou sobre a mudança, apenas bloqueou. E ele já ouviu colegas de outros restaurantes com queixas semelhantes.

“Não avisaram, disseram que tinham mudado a política de uso, e não teve conversa. Eu tive prejuízo porque os clientes acharam que o prato tinha saído. Mais do que isso, é um prato que está há mais de 100 anos no Brasil, desde a época do Império. Se eu colocar batatas amassadas descaracteriza o prato, fica feio. Imagina se tivesse puttanesca no prato?”, questiona o chef. Ele se referiu ao tradicional molho italiano “ala puttanesca”, feito à base de tomates, alcaparras e azeitonas, e que para uma pessoa desatenta pode parecer um xingamento.

Após expor o caso nas redes sociais, o chef recebeu mensagens de outros donos de restaurante de tiveram o mesmo problema. “Teve um que disse que pediram para mudar ‘punheta de bacalhau’. É também um prato típico português. Como vai definir? Dizer que um bacalhau cru desfiado à mão com temperos não é punheta?”, disse.

Por outro lado, o iFood explicou que está apurando o caso internamente. Nesta segunda-feira (17), a plataforma afirmou que não se trata de uma nova política e pediu desculpas pela falha. A análise e monitoramento das palavras utilizadas dentro da plataforma é feita por um sistema tecnológico, para evitar qualquer tipo de comunicação ofensiva, preconceituosa, de cunho racista ou que viole os termos e condições ou código de conduta e ética.

"Esse sistema é treinado continuamente para entender o contexto em que as palavras são utilizadas a fim de aumentar a assertividade e o nível de segurança. No o caso em questão, houve a interpretação equivocada da expressão 'batata ao murro'. O erro foi identificado e o item do cardápio foi liberado imediatamente", disse a plataforma em nota.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL