PF pede afastamento de Ramagem por suposto uso político da Abin, mas STF nega

Procuradoria-Geral da República foi contra o afastamento, argumentando que o mandato parlamentar deve ser resguardado

O Liberal
fonte

A Polícia Federal (PF) solicitou o afastamento do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), sob investigação por possível utilização da estrutura da instituição para atender a interesses pessoais e políticos de Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente. No entanto, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do caso, negou o pedido.

A PF alegou que a Abin, durante a gestão de Ramagem, atuava em prol do extrato político nacional, sendo supostamente loteada com aliados do governo, formando uma "estrutura paralela". Os investigadores afirmaram que o deputado teria "incentivado e acobertado" um esquema de arapongagem, utilizando a informalidade como meio de ação para não deixar rastros.

VEJA MAIS

image Pacheco reage à fala de Valdemar Costa Neto: 'não é capaz de organizar oposição'
Presidente do Senado disse ainda que líder do PL 'defende publicamente impeachment de ministro do Supremo para iludir seus adeptos, mas, nos bastidores, passa pano quando trata do tema'.

image PF acusa direção atual da Abin de interferir na investigação sobre espionagem ilegal
Para PF, "a direção atual da Abin realizou ações que interferiram no bom andamento da investigação"

A Procuradoria-Geral da República (PGR) foi contra o afastamento, argumentando que o mandato parlamentar deve ser resguardado, especialmente porque Ramagem não está mais à frente da Abin há mais de um ano. O procurador-geral Paulo Gustavo Gonet Branco destacou a falta de justificativa para afastá-lo da Câmara.

O STF determinou o afastamento de sete policiais federais cedidos à Abin durante o governo Bolsonaro, mas manteve o mandato de Ramagem. O ministro Moraes afirmou que, apesar da gravidade das condutas atribuídas ao deputado, neste momento da investigação, não se vislumbra a atual necessidade de seu afastamento, ressalvando a possibilidade de reanálise se ele voltar a utilizar suas funções para interferir nas investigações.

image Operação da PF mira suposta espionagem ilegal na Abin; Ramagem é um dos alvos
Como parte da operação Vigilância Aproximada, sete policiais federais tiveram suas funções no órgão suspensas

A Operação Vigilância Aproximada realizou buscas nos endereços ligados a Ramagem nesta quinta-feira (25), resultando na apreensão de computadores, documentos e pendrives na casa e no gabinete do deputado.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL