CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Operação Odoacro: PF investiga esquema de lavagem de dinheiro envolvendo a Codevasf do Maranhão

Durante as investigações, foi constatada a existência de um esquema no qual processos de licitação fraudulentos eram utilizados para desviar recursos públicos

O Liberal
fonte

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (20), a 'Operação Odoacro', com o objetivo de desarticular uma associação criminosa que promovia fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro envolvendo verbas federais da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Ao todo, estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e um de prisão, nas cidades maranhenses de São Luís (capital do Estado), Dom Pedro, Codó, Santo Antônio dos Lopes e Barreirinhas. As informações são do G1 Maranhão e CNN.

As investigações apontaram para a existência de um esquema no qual processos de licitação fraudulentos eram utilizados para desviar recursos públicos. O grupo de pessoas e empresas de fachada repetia o modus operandi do esquema observado em 2015, quando a Polícia Civil identificou uma associação criminosa para desvio de recursos públicos de um município maranhense.

De acordo com informações divulgadas pela PF, em nota, após a operação policial realizada há sete anos, o esquema criminoso não recuou, “ao contrário, acabou crescendo exponencialmente nos anos posteriores, alterando, apenas, a origem da verba desviada – que passou a ser federal”.

VEJA MAIS

image Justiça concede liberdade para um dos empresários detidos por suposta lavagem de dinheiro
Por enquanto, ainda não há parecer sobre os outros dois presos, todos ligados à mesma empresa de apostas online

image Funcionários do Aeroporto de Guarulhos, em SP, são alvos de megaoperação da PF
Estão sendo cumpridos 23 mandados de prisão preventiva, além de 24 mandados de busca e apreensão. Operação busca combater o tráfico internacional de drogas

image 'Nada ilícito foi encontrado': Deolane fala sobre mandado de busca e apreensão em sua casa
A influenciadora mostrou vídeos feitos no dia da operação policial, onde avaliou que houve excesso de autoridade policial

image Operação contra tráfico internacional de drogas é deflagrada no Pará e outros 6 estados pela PF
Operação Maritimum: Durante o inquérito policial, foram realizadas apreensões de drogas no porto de Barcarena. Também houve interceptação de cargas em países europeus

As licitações de “vultosos contratos com a Codevasf” eram sempre eram vencidas por pessoas jurídicas ligadas ao grupo, informa ainda a PF. “O líder desse grupo criminoso, além de colocar as suas empresas e bens em nome de terceiros, ainda possui contas bancárias vinculadas a CPFs falsos, utilizando-se desse instrumento para perpetrar fraudes e dificultar a atuação dos órgãos de controle”, acrescentou.

Caso as suspeitas sejam confirmadas, os investigados vão responder por fraude à licitação, lavagem de capitais e associação criminosa. As penas podem chegar a 16 anos de prisão.

Nome da operação

A associação criminosa estaria sendo liderada por um investigado apelidado de “Imperador”. Por isso, a operação foi denominada de "Odoacro”, em referência ao sobrenome do soldado italiano que capitaneou uma revolta que colocou fim ao Império Romano.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL