OMS vê tendência de 'estabilização ou queda' em contágio do coronavírus no Brasil

Especialista em emergências da organização diz que número de infecções detectadas por semana se estabilizou e que a transmissão está desacelerando

Reuters
fonte

A crise do coronavírus no Brasil aparenta estar se estabilizando, disse nesta sexta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS), indicando uma luz no fim do túnel para o segundo país mais afetado pela Covid-19 no mundo.

O número de infecções detectadas por semana se estabilizou, a transmissão está desacelerando e as unidades de terapia intensiva estão menos pressionadas no país, afirmou o principal especialista em emergências da OMS, Mike Ryan, em entrevista coletiva em Genebra.

"No geral, a tendência no Brasil é de estabilização ou queda... e isso precisa continuar acontecendo", disse Ryan. "Há uma tendência clara de queda em muitas partes do Brasil. A questão é: isso é uma aquietação? Isso pode ser algo contínuo?", acrescentou.

Dados do Ministério da Saúde indicam que o Brasil já registrou mais de 3,5 milhões de casos do novo coronavírus e mais de 112 mil mortes relacionadas ao vírus. Ambos os números são os segundos maiores do mundo, abaixo somente dos Estados Unidos.

O presidente Jair Bolsonaro sofreu muitas críticas locais e internacionais pela condução da crise. Ele classificou a doença como uma "gripezinha", apareceu em público com frequência sem máscara e, quando perguntado por um jornalista sobre o alto número de mortes, respondeu: "E daí?".

Apesar da tendência recente, Ryan pediu cautela. Como o Brasil é um país muito grande, várias regiões ainda estão verificando um aumento no número de casos, enquanto a contagem de infecções segue em torno de 50 mil por dia e o número de mortes ainda supera 1 mil na maioria dos dias, disse ele.

Ryan afirmou que ainda há muito a ser feito no Brasil, mas disse que o controle da doença por países grandes, como Brasil, Índia e EUA, é um importante passo para que a pandemia seja reduzida globalmente. "Qualquer sucesso do Brasil é um sucesso para o mundo", disse.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL