O que é composto lácteo? Entenda a diferença para o leite em pó
Quem é frequenta supermercados já se deparou com alguns produtos que podem ser confundidos com leite mas, na verdade, é composto lácteo; entenda as diferenças

Quem é frequentador assíduo dos supermercados já se deparou com alguns produtos que podem ser facilmente confundidos com leite em pó ou leite condensado, mas, na verdade, é composto lácteo. Pensando nisso e na diferença entre as fórmulas, o Oliberal.com listou o que é o composto lácteo, a sua finalidade e componentes, confira.
VEJA MAIS
O que é composto lácteo?
O composto lácteo é uma mistura que tem que ter, pelo menos, 51% de ingredientes lácteos. O restante da fórmula pode ser completada com açúcar, fibras, café, frutas e aditivo alimentar.
Qual é a finalidade do composto lácteo?
O composto lácteo tem a finalidade de ser uma opção mais barata para o bolso dos clientes. No entanto, não substituem o leite materno e nem as fórmulas infantis. Segundo o Guia Alimentar Para Crianças Brasileiras Menores de Dois Anos, o Ministério da Saúde avalia que o composto, por ser ultraprocessado, não deve ser consumido por bebês e deve ser recomendado apenas por especialistas.
Por que não é recomendado dar composto lácteo para crianças?
Apesar de conter muitos nutrientes, alguns podem ser inapropriados em determinada fase da infância e até causar alergias.
Quais são os componentes do composto lácteo?
51% de leite e outros componentes não derivados do leite.
Qual é a diferença entre composto lácteo e leite em pó?
O leite em pó é o leite de vaca que passou por um processo de desidratação e virou pó. Segundo a legislação brasileira, somente vitaminas e minerais podem ser adicionados nesta condição. Diferente disso, o composto lácteo tem apenas 51% de leite, junto com outros componentes não-lácteos.
Por que o leite Ninho virou composto lácteo?
A nova fórmula do leite Ninho, a Forti+ Instantâneo, contém adição de fibras e outros nutrientes. Por isso, ganhou a classificação de composto lácteo, uma vez que o leite em pó tradicional não contém adição ou modificação de nutrientes.
(Estagiária Paula Figueiredo, sob supervisão do editor web Felipe Saraiva)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA