Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Neve e geada: veja cinco cidades onde é possível conferir o fenômeno no Brasil

A época mais fria do país começou no dia 21 de junho

O Liberal

Neve e geada são muito ligadas ao hemisfério norte do planeta, mas no Brasil também é possível conferir o fenômeno. A época mais fria do país começou no dia 21 de junho e se estende até o dia 22 de setembro. Dentro desse período, não existe uma previsão de quando a neve ou a geada podem aparecer, por isso o importante é ficar de olho nas previsões do tempo. As informações são do IG.

Veja cinco cidades onde é possível conferir o fenômeno da neve e geada no Brasil:

Palmas – PR

Palmas é um município que fica no interior do Paraná, com as temperaturas tão baixas que o frio fica no extremo sul do Paraná, na divisa com Santa Catarina, e a mais de 1,1 mil metros de altitude. Isso garante termômetros negativos com frequência, tornando um dos possíveis lugares para se ver neve no Brasil.

Com mais de 50 mil habitantes, o último registro de neve em Palmas foi de 2017, quando a temperatura chegou a -4°C. Além disso, o município acumula a terceira temperatura mais baixa da história do Brasil, em julho de 1975, chegando a -11°C. 

Quem quiser se aventurar em Palmas para tentar presenciar uma neve ou geada, também poderá turistar no Parque Usina Eólica de Água Doce, a Catedral do Senhor Bom Jesus e o Museu Histórico Municipal Professor José Alexandre Vieira, lugares clássicos de turismo no município. 

Para chegar a Palmas, partindo de Curitiba, capital do Paraná, é preciso acessar a BR-476, levando cerca de 5 horas de carro para chegar ao local.

Urubici – SC

Localizado a 167 km da capital Florianópolis, Urubici, município catarinense, chega a marcar -8°C, o que propicia a chance do turista brasileiro conhecer a neve sem sair do país. 

Com um pouco mais de 10 mil habitantes, Urubici é conhecida como cidade símbolo da neve no Brasil, atraindo vários turistas nesta época. Além da possibilidade da neve, é possível conferir um conjunto de lugares turísticos nos municípios, tais como o Morro da Igreja. O ponto habitável mais alto do estado de Santa Catarina, com mais de 1.800 metros de altura, segundo a Secretaria do Turismo da cidade.

De Florianópolis até o município é preciso acessar a BR-282, levando cerca de 3 horas de carro.

Gramado- RS

Famosa como um dos destinos favoritos de inverno, Gramado, na Serra Gaúcha, é também um ótimo lugar para assistir neve ou geada. Não é todo ano que neva em Gramado e, quando acontece, nem sempre o chão é tão perceptível como vimos nos municípios anteriores. 

Nos últimos 10 anos, a neve aconteceu quase sempre nos meses de julho ou agosto, as exceções foram os anos de 2011 e 2012 quando foi possível ver neve em Gramado em junho e setembro. A última vez que o fenômeno ocorreu fortemente foi em 2013, em agosto.

Para além da possibilidade de assistir à neve, o município -- com cerca de 35 mil habitantes do nordeste do Rio Grande do Sul -- apresenta um conjunto de destinos turísticos para o turista curtir, tais como várias vinícolas, fábricas, parques de gelo, aquáticos e Festivais de inverno.

Da capital, Porto Alegre, até Gramado é preciso pegar a BR 116 + RS 239 + RS 115. O trajeto dura cerca de 2 horas e meia.

Cambará do Sul – RS

Embora pouco conhecido, o município Cambará do Sul é um dos destinos mais indicados para se ver neve no Brasil. Também localizado na região do nordeste do Rio Grande do Sul, assim como Gramado, Cambará do Sul, por ter altitude maior, tem neve todos os anos, embora sem garantia de que haverá acumulação. O maior aparecimento de neve da história da cidade foi em 2004, mas nos últimos anos as temperaturas têm sido um pouco menos baixas.

Se o turista não encontrar neve, poderá curtir as grandes e lindas passagens de Cambará do Sul. A cidade é sede do Parque Nacional de Aparados da Serra e do Parque Nacional da Serra Geral. De Porto Alegre até o município leva cerca de 3 horas, acessando a via BR-290.

Bom Jardim da Serra – SC

Localizada no sudeste de Santa Catarina, Bom Jardim da Serra é conhecida pelos seus campos, cachoeiras e lagos impressionantes, tendo como apelido de "Capital das Águas”. Há neve em Bom Jardim da Serra quase todos os anos, resultando muitas vezes em acumulação no solo. 

Em 2018, foram divulgadas na internet fotos e vídeos de pessoas se divertindo no chão gelado, com temperaturas chegando a -9,2°C. Com apenas 5 mil habitantes, Bom Jardim é um município bastante aconchegante com diversas alternativas de turismo naturais.

De Florianópolis até o município, pela BR-101, o trajeto leva cerca de 4 horas.

Brasil
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL