Não é só talco: confira produtos usados no dia a dia que podem ser tóxicos

Alguns produtos com substâncias tóxicas usados no dia a dia podem causar alergias e até mesmo câncer; veja quais

Paula Figueiredo
fonte

Recentemente, a marca Johnson & Johnson informou que iria parar de vender um dos seus produtos mais tradicionais: o pó de talco para bebês. O motivo foram as inúmeras  dúvidas sobre a segurança da mercadoria, já que mais de 40 mil ações judiciais afirmam que o talco, feito de um mineral de origem do silicato de magnésio hidratado, pode causar inflamações e até mesmo gerar câncer. Pensando nisso, o Oliberal.com listou outros produtos usados no dia a dia que podem ser tóxicos, confira. 

VEJA MAIS

image Empresa vai parar de vender talco após alegações de que o produto contém item cancerígeno
Johnson & Johnson anunciou que o produto deixará de ser comercializado a partir do ano que vem

image Gás tóxico deixa ao menos 10 mortos na Jordânia
Departamento de Estado de Segurança informou que ao menos 250 pessoas ficaram feridas

image Vinho tóxico tomado em funeral mata 11
Outros três incidentes da mesma natureza mataram 30 pessoas nos último 2 meses

Panela antiaderente

A queridinha dos cozinheiros ou entusiastas é um dos itens prejudiciais. Por ser feita de teflon, que está associado a uma substância tóxica e vinculada ao câncer, o perfluorooctanóico (PFOA), o uso constante pode estar ligado ao câncer de rim e testiculo, doença da tireoide, colesterol alto e outros.

Termômetro de mercúrio

Mesmo que a quantidade de mercúrio presente no termômetro seja pequena, a Anvisa proibiu a sua fabricação e comercialização devido o contato ou inalação com o metal quando o vidro é quebrado. Um dos efeitos são sintomas como febre, náuseas e dores de cabeça.

Protetor solar com oxibenzona

Mesmo a oxibenzona ser um composto encontrado em muitos cosméticos, a substância está liga a disfunções hormonais e reações alérgicas.

Potes de plástico

Por ter bisfenol A (BPA) na composição, muitos produtos feitos de plásticos podem gerar riscos quando aquecidos, como diminuição na produção de espermatozoides, desenvolvimento de cistos no ovário, problemas gastrointestinais e malformações no embrião em grávidas.

Shampoo com parabenos

Os parabenos também são encontrados em diversos cosméticos por serem conservantes químicos usados na prevenção de bactérias e fungos, mas também por trazer riscos como problemas no sistema nervoso central, câncer de mama, de útero e de próstata

Amianto

O amianto é um minério muito usado na indústria de construção civil, como em paredes drywall e toras artificiais de lareiras. No entanto, a superexposição pode ser prejudicial à saúde e causar problemas no trato digestivo, pulmão, espessamento na pleura, diafragma e outros

(Estagiária Paula Figueiredo, sob supervisão de Felipe Saraiva, editor web)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL