CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Mina de ouro é descoberta após desmoronamento de residência por conta de fortes chuvas

A área de serviços de uma casa desmoronou após fortes chuvas na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, e revelou uma mina de exploração que era utilizava no século 18, durante o Ciclo do Ouro

Gabriel Mansur

Uma mina de exploração foi descoberta após o desmoronamento de parte de uma casa, devido às fortes chuvas que atingiram a cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. O local que foi descoberto na última terça-feira (10) era utilizado no século 18, durante o Ciclo do Ouro.

VEJA MAIS

image Veja fotos do casarão que foi destruído por deslizamento em Ouro Preto
Um dos imóveis destruídos foi o Solar Baeta Neves, que era protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)

image Temporal com granizo provoca alagamentos, queda de árvores e desmoronamentos de terra em São Paulo
A chuva ainda provocou a queda do muro da Escola Municipal de Ensino Fundamental

Operários presos em mina de carvão do Peru são resgatados com vida
Mineiros sobreviveram graças a um tubo de ventilação que não sofreu danos após o desmoronamento do poço

Em entrevista para o Estado de Minas, o professor Hernani Mota, do Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, revelou que ainda não é possível revelar o tamanho da mina, mas que uma nova análise será realizada após o período chuvoso. O local será incluído no mapa de minas da cidade histórica, que conta com mais de 170

O mapa tem como objetivo preservar a memória da cidade de Ouro Preto, que viveu um intenso período de exploração do ouro. Segundo Hernani, algumas minas se tornam pontos históricos, como as Minas do Chico Rei. “Nós começamos a estudar o mapeamento das minas em 1994 e uma preocupação que tínhamos era o colapso dessas áreas e o impacto na infraestrutura urbana”, revelou.

O desmoronamento ocorreu na parte do imóvel onde ficava a área de serviços, deixando partes da casa com trincas na parede. Com isso, os moradores precisaram se retirar do local. Segundo o professor, que acompanhava a Defesa Civil, uma análise preliminar revelou que o restante da casa foi comprometido.

Em fevereiro de 2022, outra mina de exploração foi descoberta nas proximidades. Na ocasião, análises do terreno foram realizadas e após isso, as moradoras do imóvel puderam voltar a sua residência.

(Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL