CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Médicos recebem brindes e benefícios da indústria para promover fórmulas infantis; revela Fiocruz

A pesquisa entrevistou 217 profissionais da saúde em seis cidades brasileiras e quase metade dos participantes eram pediatras

Luciana Carvalho
fonte

Nesta segunda-feira (16), a Fiocruz divulgou um estudo onde revelou que 7 a cada 10 médicos brasileiros recebem brindes e outros benefícios patrocinados por indústrias fabricantes de fórmulas infantis. Dentre eles estão objetos de escritório, refeições, convites para festas, pagamento de inscrições e passagens para congressos. As informações são do portal Metrópoles.

O dado é preocupante, uma vez que tem influência direta na falta de incentivos à amamentação. O autor do trabalho, Cristiano Boccolini, relata que desde 1986, quando foi realizado o primeiro estudo nacional sobre aleitamento materno, houve pouco avanço em relação às taxas de amamentação exclusiva e continuada.

“Um dos componentes que não favorece a melhoria é justamente o descumprimento da Lei 11.265/2006 por profissionais de saúde, que deveriam estar promovendo o aleitamento materno, mas muitas vezes têm essa questão do conflito de interesse porque acabam recebendo benefícios da indústria que compete diretamente com a amamentação”, afirmou o pesquisador ao jornal O Globo. A legislação promove e protege o aleitamento materno no Brasil e proíbe patrocínios financeiros das empresas de fórmulas infantis a médicos.

VEJA MAIS

image Anvisa recolhe fórmulas infantis com suspeita de contaminação por bactéria letal; veja quais
Medida acontece após quatro internações de bebês que consumiram produtos de lotes suspeitos

image Agosto Dourado: aleitamento materno previne doenças tanto para a mãe quanto para o bebê
Campanha tem como objetivo alertar as famílias sobre a importância da amamentação com leite humano

image Mitos e verdades sobre amamentação e doação de leite materno
Nutricionista do Banco de Leite da Santa Casa tira dúvidas sobre o assunto

O grupo de pesquisadores entrevistou 217 profissionais da saúde em seis cidades brasileiras, e quase metade dos participantes eram pediatras. Segundo os dados obtidos, 54% dos médicos que participaram de congressos científicos foram a eventos patrocinados por empresas fabricantes de substitutos do leite materno e 71% recebeu algum brinde das corporações. A proporção é menor entre nutricionistas (40%) e fonoaudiólogos (33%).

O estudo Multi NBCAL contou com a participação de pesquisadores de 10 instituições, dentre elas a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Brasília (UnB). As empresas que mais custearam benefícios para os profissionais entrevistados foram a Nestlé, mencionada por 85,1%, e a Danone, citada por 65,3% dos participantes. Quase metade dos pediatras afirmou ter recebido materiais de escritório das corporações.

(Luciana Carvalho, estagiária da Redação sob supervisão de Keila Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Política).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL