CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Teve o voo cancelado por causa de covid-19? Saiba o que fazer

Após os cancelamentos, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que monitora os casos de doenças respiratórias e acompanha se as empresas aéreas estão seguindo as recomendações

O Liberal

No último domingo (09/01), a Latam confirmou o cancelamento de 52 voos nacionais e internacionais devido ao aumento de casos de covid-19 e gripe Influenza entre a população em geral e seus tripulantes. A medida também foi tomada pela Azul, que já tem 89 viagens não realizadas entre a quinta-feira (6) e o sábado (8). Por isso, confira o que fazer caso tenha uma viagem cancelada por alguma companhia aérea. As informações são da CNN Brasil.

 VEJA MAIS

image Aumento de casos de covid e influenza provoca cancelamento de voos em São Paulo
Ao todo, desde o último sábado (8) até o dia 16 de janeiro, serão 121 voos cancelados

image Latam anuncia ampliação do número de voos no Pará neste mês; veja quais são
Com isso, a companhia aérea afirma que encerrará o ano com 100% da sua oferta doméstica de assentos recuperada


 

Recomendações da Anac

Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que monitora os casos de doenças respiratórias em pilotos, comissários e profissionais do setor aéreo e que acompanha se as empresas aéreas estão seguindo a Resolução 400/2016, que prevê assistência aos passageiros que tiverem voos cancelados. "O passageiro que tiver o voo atrasado ou cancelado terá direito à prestação de assistência pelas companhias aéreas, conforme prevê a Resolução 400/2016", disse a Anac.

As normas determinam as seguintes obrigações: 

  1. Oferecer reacomodação e reembolso integral, cabendo a escolha ao passageiro, quando houver cancelamento do voo ou atraso superior a quatro horas;
  2. Manter o passageiro informado a cada 30 minutos quanto à previsão de partida dos voos atrasados;
  3. Informar imediatamente a ocorrência do atraso, do cancelamento e da interrupção do serviço;
  4. Oferecer assistência material gratuitamente, de acordo com o tempo de espera. Isto inclui oferecer meios de comunicação, alimentação e, em caso de pernoites, transporte e acomodação.

Recomendações da Latam

Também em nota, a Latam informou que os passageiros afetados pelos cancelamentos poderão remarcar a viagem, sem cobrança e multa ou solicitar o reembolso. A companhia também orienta que o cliente cheque a previsão do seu voo antes de se dirigir ao aeroporto. Outra recomendação, agora para os passageiros diagnosticados com covid-19, é que estes remarquem a data da passagem sem multa, mas pagando a diferença de preço caso exista. "O cliente poderá viajar a partir de 14 dias após o diagnóstico da doença ou certificando que não está mais na fase de contágio", diz a companhia.

VEJA MAIS

image Companhia aérea Gol inicia demissão de funcionários não vacinados
Medida deve atingir quase 160 funcionários

image Governo do Pará e Azul vão lançar novos voos comerciais em 14 municípios do Estado
Expansão da companhia aérea foi anunciada no Palácio do Governo

Recomendações da Azul

Já a Azul Linhas Aéreas especifica que os clientes impactados estão sendo notificados e reacomodados em outros voos da própria companhia, além de receberem todo o auxílio necessário de acordo com a resolução da Anac.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL