Jovem que morreu após tirar sisos gritava de dor, diz mãe

Paciente foi levada a hospital, mas precisava ser atendida por um especialista, o que aconteceu somente no dia seguinte

O Liberal
fonte

A mãe da jovem Isadora Belon Albanese, de 18 anos, que morreu após complicações de uma cirurgia de extração de dentes do siso, relatou que a filha gritava de dor após o procedimento. A história tem repercutido nas redes sociais e foi destaque no programa “Fantástico”, da Rede Globo, no domingo (16).

Segundo os pais de Isadora, que foram entrevistados pelo “Fantástico”, a jovem passou por um procedimento para extração de dois dentes do siso no lado direito da boca em março. Nessa ocasião, ela apresentou inchaço e dores consideradas normais para esse tipo de intervenção.

VEJA MAIS

image O que é isquemia cerebral ou AVC isquêmico? Doença deixou o ex-presidente José Sarney internado
Saiba qual foi o problema de saúde que afetou o ex-presidente José Sarney

image Sombra e água fresca: cuidados com a pele vão além do uso de protetor solar
Confira algumas orientações para curtir a estação mais quente do ano sem colocar em risco a saúde da pele

Segunda cirurgia levou a complicações

No entanto, no dia 19 de abril, quando passou pela segunda cirurgia, em uma clínica odontológica de Porto Feliz, para a extração dos dois dentes do siso do lado esquerdo da boca, a situação foi diferente. Dois dias após o procedimento, em 21 de abril, Isadora reclamou com os pais que estava sofrendo intensas dores na região e não conseguia dormir.

"Ao entrar no nosso quarto, ela estava gritando de dor e dizendo: 'não aguento mais, não aguento mais'. A dentista tentou nos acalmar e disse: 'isso é normal, vamos trocar o antibiótico (...)' e então ela teve falta de ar", relatou a mãe à reportagem.

Paciente vomitou e foi levada a hospital

No mesmo dia, Isadora começou a apresentar episódios de vômito e a família decidiu levá-la a um hospital. Era necessário que ela fosse atendida por um especialista bucomaxilofacial, responsável por casos dessa natureza. No entanto, de acordo com a família, somente no dia seguinte, por volta das 11h, Isadora conseguiu ser atendida pelo especialista.

Nesse momento, a infecção já estava em estágio grave, e a jovem precisou passar por uma cirurgia de drenagem no local da extração. Durante o procedimento, ela sofreu uma parada cardíaca que durou quase quatro minutos. Em seguida, foi encaminhada para a UTI, mas teve outra parada cardíaca e morreu às 6h15 do dia 23 de abril.

Autoridades afirmam que o caso de Isadora é incomum

Revoltados com a rápida e inesperada morte da filha, os pais de Isadora levaram o caso para as redes sociais e coletaram mais de 60 mil assinaturas em um pedido para a criação de uma norma regulatória para a extração do dente do siso, com o intuito de prevenir a repetição de casos semelhantes. Eles acreditam que não foram devidamente informados sobre os riscos e cuidados necessários.

Segundo a reportagem da TV Globo, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, responsável por fiscalizar a conduta dos dentistas, recebeu a solicitação, mas afirmou que não é possível impor uma norma única para a extração do dente do siso, pois isso violaria o princípio da autonomia profissional.

De acordo com Sidney Neves, especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial entrevistado pelo "Fantástico", a extração do dente do siso em si não é uma causa comum de morte. Ele ressaltou que o caso de Isadora, cujo óbito ocorreu em decorrência de uma infecção - algo que pode ocorrer em qualquer procedimento cirúrgico -, é bastante raro.

Em comunicado ao "Fantástico", o Hospital Modelo de Sorocaba, onde Isadora foi atendida, informou que ela passou por uma série de exames que constataram um quadro já grave de infecção e que, mesmo com a administração de medicamentos, o estado de saúde se agravou e evoluiu para uma infecção generalizada.

A unidade de saúde também comunicou à TV Globo que o médico responsável pela cirurgia é especializado em cirurgias bucomaxilofaciais e que o procedimento seguiu todas as normas, mas os esforços empregados não foram suficientes. 

A dentista que atendeu Isadora, cujo nome não foi divulgado, afirmou ao programa que todas as medidas pré e pós-operatórias foram adotadas e que deu as devidas orientações à família. Ela expressou seu lamento pelo ocorrido à TV Globo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL