CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

INPE: Desmatamento na Amazônia caiu 61% em janeiro

De acordo com números divulgados pelo Instituto, o acumulado de alertas de desmatamento foi de 167 km², a quarta menor marca para o mês na série histórica do Deter

O Liberal
fonte

Números divulgados nesta sexta-feira (10), pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontam que o acumulado de alertas de desmatamento na Amazônia Legal foi de 167 km² no mês de janeiro de 2023. Esse resultado é a quarta menor marca para o mês na série histórica do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), que começou em 2015, e representa uma queda de 61% em relação ao ano anterior, quando o índice chegou a 430 km². As informações são do G1 Nacional. 

Os alertas de desmatamento são feitos pelo Deter, que produz sinais diários de alteração na cobertura florestal para áreas maiores que 3 hectares (0,03 km²).

VEJA MAIS

image Produtos apreendidos durante fiscalização ambiental vão a leilão até sábado (4); entenda
Valores arrecadados serão revertidos em investimentos para combater o desmatamento no Pará

image Desmatamento: Amazônia perde equivalente a 3 mil campos de futebol por dia em 2022
Maiores ocorrências foram verificadas no Pará (3.874 km²), Amazonas (2.575 km²) e Mato Grosso (1.604), com 37%, 24% e 15% de toda a derrubada na região, respectivamente. Maior desmatamento em 15 anos.

image Cobertura vegetal em Belém pode acabar em 60 anos, estima pesquisador da UFPA
Cálculo é relativo, mas aponta um futuro indesejado para o bem-estar social e ambiental da cidade. Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) diz que é um grande desafio combater o desmatamento na cidade

A taxa deste ano só ficou acima das marcas de 2017, 2019 e 2021, quando o índice chegou a 58, 136 e 83 km², respectivamente. Quando assumiu o Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez, Marina Silva criticou a política ambiental dos últimos anos e reafirmou o compromisso do atual governo com o desmatamento zero no bioma, uma das promessas de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Além disso, o Ministério da Justiça prorrogou até o dia 12 de julho de 2023 o uso de agentes da Força Nacional de Segurança Pública em toda a Amazônia Legal, contribuindo assim no combate a incêndios florestais e queimadas na região e apoiando as ações de fiscalização e de repressão ao desmatamento ilegal e demais crimes ambientais.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL