CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Inconformados com falta de luz, moradores ‘sequestram’ equipe de concessionária de energia em SP

Trabalhadores da Enel foram impedidos de deixar a região sem realizar reparos na rede elétrica

O Liberal
fonte

Uma equipe da concessionária de energia Enel foi impedida por moradores da rua dos Gusmões, na Santa Ifigênia, centro de São Paulo, de deixar a região sem realizar reparos na rede elétrica. A falta de luz na área já durava 72 horas e foi provocada pelo furto de cabos. O problema teve início por volta das 14h da última quinta (1°) e só foi solucionado após a confusão, no meio da tarde de domingo (4). As informações são do jornal Folha de São Paulo.

Moradores relataram que os funcionários da Enel alegavam faltava segurança para permanecer no local e solucionar o problema. "Eles estavam em uma rua, quando uma vizinha os viu e nos avisou. Falaram que estavam com o nosso protocolo, mas que não iriam à nossa rua, porque estava cheia de usuários. Daí nós falamos que não iriam sair de lá enquanto não resolvessem o nosso problema", contou a pedagoga Paula Oliveira, 48.

A rua dos Gusmões é abrigo para um dos grupos de dependentes químicos da cracolândia na região central. Os moradores não aceitaram os argumentos dos trabalhadores e se dividiram em dois grupos – um segurou os funcionários da distribuidora, outro foi em direção à base da Guarda Civil Metropolitana (GCM) que ficava nas proximidades.

VEJA MAIS

image Apagão atinge 13 municípios do Amapá antes da estreia do Brasil na Copa
De acordo com o portal UOL, a energia elétrica foi restabelecida às 16h12

image Conta de luz mais cara: Tarifa de energia deve subir, em média, 5,6% no próximo ano, diz Aneel
Informação foi repassada pela Agência ao grupo de Minas e Energia do governo de transição

image Operação desmobiliza garimpos ilegais para evitar interrupção de energia elétrica no país
Operação se deu em Marabá, próximo às linhas de transmissão da Usina de Belo Monte

"Total descaso. Se não fôssemos nós, moradores, quase que sequestrar uma equipe, eles simplesmente não teriam feito o serviço, alegando falta de segurança, sendo que poderiam ter ido até o quartel, que fica muito perto, e pedido auxílio", completou Paula Oliveira.

Segurança

Em nota, a Enel confirmou que o atraso no reparo ocorreu devido à insegurança na região. Segundo a empresa, o local concentra 42% dos 219 casos de furtos de cabos subterrâneos na capital neste ano.

A concessionária afirma também que trabalha constantemente para combater e impedir a ação de criminosos no furto de cabos de energia, com ações de automação, aplicação de travas e ronda periódica. Na rua Santa Efigênia, segundo a empresa, são registrados, em média, 12 furtos de cabos de energia por mês.

Sobre a confusão na rua dos Gusmões, a Enel informou que os técnicos identificaram risco à integridade física deles por causa da hostilidade com que foram recepcionados por usuários de drogas e/ou traficantes que estavam na rua, quando chegaram para realizadar os reparos. Diante disso, a equipe recurou e solicitou apoio da GCM.

Porém, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana afirmou que não procedem as informações de que a guarda tenha recebido pedido da Enel para escoltar seus funcionários em reparos da fiação na região central. Segundo a pasta, no sábado (3), duas moradoras de um condomínio na rua dos Gusmões solicitaram apoio à GCM, pois estavam havia vários dias sem energia elétrica. Porém, os agentes afirmaram que "atuam no patrulhamento comunitário e preventivo da região, 24h por dia".

Já a Secretaria de Segurança Pública declarou que a Polícia Civil, em conjunto com a GCM, prestou apoio aos funcionários da concessionária e que o trabalhos foram finalizados, com a energia sendo restabelecida nesta segunda (5).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL