Ibama combate apreende mais de uma tonelada de pesca e caça ilegal no Vale do Javari

Pescado apreendido foi destinado às comunidades indígenas que habitam o Vale onde o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips morreram

O Liberal
fonte

O Ibama divulgou balanço de operações realizadas na Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas, visando combater práticas predatórias de pesca e caça. Denominada Operação Wahanararai, a ação realizada durante dezembro resultou na emissão de 22 autos de infração, apreendendo mais de 1.300 quilos de pescado e aplicando multas que ultrapassam R$ 130 mil.

As informações divulgadas pelo Ibama destacam que o pescado apreendido foi destinado às comunidades indígenas que habitam o Vale. A operação, conduzida em parceria com a Funai e a Univaja, abrangeu as regiões dos rios Javari, Curuçá e Itacoaí.

VEJA MAIS

image Repercute em Belém anúncio do Ibama sobre decisão em 2024 do licenciamento para pesquisa de petróleo
Petrobras aguarda licença ambiental para explorar Bacia da Foz do Amazonas

Durante a ação, dezenas de embarcações foram abordadas, resultando na identificação de pescado ilegal, incluindo espécies como pirarucu, pacu, surubim e tambaqui, além de produtos relacionados à pesca e caça. Os fiscais também encontraram carne de macaco, tatu e jacaré, destinada à venda em feiras na cidade de Tabatinga.

A Operação Wahanararai contou com o apoio do 8º Batalhão de Infantaria do Exército e da Polícia Federal de Tabatinga.

O Vale do Javari é a segunda maior terra indígena do Brasil, abrigando o maior número de povos que ainda vivem isolados. Em junho de 2022, o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips foram tragicamente assassinados enquanto realizavam um levantamento sobre grupos criminosos na região.

Joel Araújo, superintendente do Ibama no Amazonas, afirmou: "Temos dado atenção ao Vale do Javari como forma de manter a presença do Ibama na região e responder à violência que já ocorreu ali."

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL