CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Golpe na rede social clona dados e dá golpe em internautas

Os criminosos disponibilizam a conta para depósito, e muitas vezes a vítima só descobre depois de algum tempo

Redação Integrada, com informações do UOL

Algumas pessoas tiveram seus perfis no Facebook invadidos por cibercriminosos. O golpe acontece com a clonagem dos dados pessoais, como fotos e até mesmo o contato das vítimas.
O golpe acontece quando os criminosos entram em contato com os amigos relacionados da vítima falando sobre uma situação inexistente, e pedindo que esse amigo lhe faça um empréstimo. Os criminosos disponibilizam a conta para depósito, e muitas vezes a vítima só descobre depois de algum tempo.

Não caia no golpe. Veja as dica:

- Não clique em links recebidos por email, SMS e WhatsApp, pois estes podem direcionar para páginas criadas pelos cibercriminosos para roubar as informações da vítima. Também desconfie de promoções utilizando nome de marcas, e cheque no site oficial destas a veracidade das informações; 

- Senhas fracas ou óbvias - como o próprio nome do usuário, data de nascimento ou palavras simples em português - são um presa fácil para hackers conseguirem descobri-las. E tente não repetir senhas em várias plataformas. Se o hacker teve acesso à senha de um serviço web usado por você há anos, vai tentar repeti-la em serviços mais importantes, como seu Facebook;

- Redes de wi-fi abertas e/ou gratuitas requerem atenção redobrada, pois são uma porta para o hacker levar o usuário, por exemplo, a uma página-clone do Facebook capaz de capturar logins e senhas de usuários no processo de (falsa) autenticação;

- Recomendada pelo próprio Facebook, a autenticação em dois fatores é mais segura se não usar o SMS como meio de obter o acesso. Um SIM Swap, por exemplo, permitiria ao hacker clonar a conta telefônica e receber ele mesmo o código. Em vez disso, é melhor uma solução de autenticação física de dois fatores ou um aplicativo como o Google Authenticator.

Se você for vítima de um ataque desses, a orientação dos especialistas é notificar a plataforma da perda de acesso. No caso do Facebook, isto pode ser feito por este link. Também vale trocar todas as senhas de seus emails e demais redes sociais imediatamente.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL