CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Estátua da Sagrada Família despenca durante remoção de prédio histórico

Peça despencou de um guincho durante retirada da antiga Escola Jesus, Maria e José, em Fortaleza, e teve partes quebradas

Hannah Franco
fonte

Uma estátua da Sagrada Família caiu durante a operação de retirada da fachada da antiga Escola Jesus, Maria e José, em Fortaleza, nesta quinta-feira (17). A peça era içada por um guincho quando despencou de uma altura de aproximadamente dois metros.

Com a queda, a imagem sofreu diversos danos. Entre as partes quebradas estão a cabeça e um dos braços da estátua.

A retirada havia sido planejada justamente por causa das condições estruturais do prédio centenário e do risco de queda da própria imagem.

O serviço foi realizado por uma empresa contratada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura.

VEJA MAIS

image VÍDEO: Mulher diz que a música 'Lua de Cristal', da Xuxa, foi feita com base em versículos da Bíblia
Algumas pessoas elogiaram a criatividade da influenciadora enquanto outras lembraram dos boatos de que "Xuxa tinha pacto com o Diabo"

image Caminhão é destruído por incêndio e Bíblia sai intacta: 'Não estou sozinha'
As causas do acidente ainda estão sendo apuradas pela Polícia. Objeto religioso foi o único a não ser atingida pelas chamas

Estátua seria levada para outro local

A intenção era transferir temporariamente a peça para a Faculdade Católica de Fortaleza. A mudança foi definida devido ao avançado processo de deterioração do imóvel, que poderia colocar a estátua em risco.

Inicialmente, a previsão era levar a peça para a Catedral Metropolitana de Fortaleza. Após uma avaliação técnica realizada nesta quinta-feira (17), porém, a Faculdade Católica foi definida como destino provisório.

A antiga Escola Jesus, Maria e José fica ao lado da Igreja do Pequeno Grande e faz parte de um conjunto histórico e religioso de Fortaleza. O imóvel é tombado pelo Município e passa por intervenções devido ao estado de deterioração.

A construção começou em 1902 e foi concluída em 1905. As obras de intervenção no prédio tiveram início em agosto deste ano.

Imagem será restaurada

Em nota, a Arquidiocese de Fortaleza lamentou o ocorrido durante a retirada da imagem e informou que foi comunicada pela Prefeitura de que a empresa responsável pelo serviço fará a restauração da peça.

Após o trabalho de recuperação, a estátua deverá ser encaminhada para a Catedral Metropolitana de Fortaleza, onde ficará sob a guarda da Arquidiocese.

Segundo a instituição, a imagem tem valor histórico e religioso por ter sido criada para ficar no alto do prédio construído no início do século XX, que abrigava crianças órfãs e pobres e fazia parte de uma obra ligada à caridade cristã.

A Arquidiocese informou ainda que continua acompanhando, junto à Prefeitura, os procedimentos relacionados à restauração e à preservação da peça.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL