CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Desafio da rasteira pode ter consequências sérias

Entres os riscos estão fratura da coluna e do crânio e, em casos mais, sérios, mesmo a morte

Redação Integrada com informações do UOL
fonte

Pais de todo o Brasil estão preocupados com a perigosa “brincadeira” chamada de "quebra-crânios" ou "desafio da rasteira". Mais e mais jovens entram na onda porque os vídeos dos tombos viralizaram na internet nos últimos. Neles jovens são repentinamente derrubados durante o jogo, que acontece em trios.

A pessoa derrubada cai de costas, o que pode provocar danos na coluna, fratura no crânio, podendo levar à morte. Muitos participam do trote inadvertidamente e ao cair, o riso dos que rodeiam dão “sentido” à prática.

"As crianças e adolescentes que entram nessa brincadeira o fazem por ingenuidade, pois a maioria não tem noção do perigo no qual estão colocando o amigo", disse a UOL a pediatra Lilian Zaboto, membro da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria).

A pediatra explica que a queda pode fraturar a coluna, principalmente na região lombar e torácica. "O golpe pode causar fraturas e lesões ligamentares na coluna cervical, que podem ter consequências como quadro de dor crônica, hérnia de disco traumática e até mesmo fraturas com lesão medular parcial ou completa, o que acarretaria na perda permanente e definitiva de movimentos", alerta André Evaristo, ortopedista especializado em coluna e médico do núcleo de medicina avançada do Hospital Sírio Libanês.

Mesmo choques sem sinais imediatos de trauma pode causar hemorragia intracraniana. "Neste caso, a pessoa pode ficar bem nas primeiras 24 horas e apenas depois sofrer desmaio, confusão mental e até ficar em coma ou morrer se não tiver uma cirurgia feita rapidamente", indica a pediatra.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL