CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Brasil tem 14,4 milhões de pessoas com defiiência; especialista diz que número pode ser maior

A apresentação das informações sobre autismo foi feita separadamente em cumprimento à Lei 13.861/2019

Estadão Conteúdo

Dados do Censo 2022 divulgados na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Brasil tinha 14,4 milhões de pessoas com deficiência, representando 7,3% da população com 2 anos ou mais de idade no ano da pesquisa. Além disso, foram identificadas 2,4 milhões de pessoas com autismo, em números coletados pela primeira vez.

VEJA MAIS

image Brasil tem 2,4 milhões de pessoas diagnosticadas com autismo
Pela primeira vez, censo levantou o cálculo oficial da população que declararou ter recebido diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA)

image Concurso pioneiro lança edital para produção de bengalas inteligentes
Objetivo é melhorar equipamento para pessoas com deficiência visual

A apresentação das informações sobre autismo foi feita separadamente em cumprimento à Lei 13.861/2019, que determina a inclusão de informações que tratam do tema nos censos demográficos. Entretanto, diz o IBGE, pessoas com deficiência psicossocial e outros tipos de deficiência continuam sendo contabilizadas na categoria geral de pessoas com deficiência.

Em entrevista à Rádio Eldorado, o presidente da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência da OAB/CE, Emerson Maia Damasceno, disse que ocorreram mudanças na metodologia do IBGE em relação ao Censo de 2010 e considerou que a maneira de divulgação dos dados foi confusa e precisa ser explicada pelo IBGE. Para o especialista, os números podem estar subestimados, mas já apontam para a necessidade de adoção de políticas públicas para esse segmento da população.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL