Mudança no PIX: Banco Central anuncia novas medidas de segurança; veja o que muda

Os novos recursos antifraude no sistema passarão a valer a partir de novembro deste ano

Hannah Franco
fonte

Banco Central (BC) anunciou novas medidas para aumentar a segurança das transações via Pix, método de pagamento instantâneo. De acordo com a instituição, a partir do dia 5 de novembro, duas funcionalidades serão aprimoradas: a notificação de infração e a consulta de informações vinculadas à chave Pix para análise antifraude.

Essa nova atualização foi desenvolvida em conjunto com o mercado, Grupo Estratégico de Segurança (GE-SEG), formado no âmbito do Fórum Pix. O BC explicou que o prazo de 5 de novembro para que as novas medidas entrem em vigor se dá aos ajustes que devem ser feitos nos sistemas. 

A reformulação, segundo a autoridade monetária, tem como objetivo ampliar segurança dos dados dos usuários e combater as fraudes no sistema.

VEJA MAIS

image Novas regras para o uso do PIX são anunciadas; saiba o que muda
Mudanças em transferências noturnas, limites e saques entrarão em vigor no próximo ano

image Número de transações mensais via Pix supera marca de 3 milhões
Em janeiro e fevereiro, a quantidade de transferências ficou em torno de 2,5 milhões

image Haddad propõe ao Banco Central parcelamento de débito pelo PIX
Proposta faz parte da agenda defendida pela equipe econômica do governo

Notificação de infração

A notificação de infração é usada para marcar chaves e usuários em casos de movimentações suspeitas. Com a nova medida, as infrações cometidas serão marcadas como golpe, estelionato, invasão e coação, de acordo com os novos campos de preenchimento que serão adotados.

Com essa nova funcionalidade, as instituições podem identificar o tipo de fraude e um usuário que abriu uma conta sob falsidade ideológica ou emprestou sua conta bancária para a realização de alguma fraude, as chamadas "contas laranjas".

Consulta de informações sobre chaves Pix

O dados disponibilizados às instituições para a realização de análises antifraude passarão a ser mais detalhados. A reformulação permite um conjunto de informações mais relevantes, como a quantidade de infrações - de uma conta laranja ou de falsidade ideológica - no Pix, quantidade de participantes que passaram pela notificação de infração e as contas vinculadas. ao usuário.

Além de disponibilizar dados mais detalhados, também será ampliado o tempo limite que essas informações ficam disponíveis. Atualmente, esse prazo é de 6 meses, mas passarão a ser contemplados, dados de até 5 anos às instituições financeiras. "Essa consulta poderá ser feita pelas instituições por chave PIX ou pelo usuário (CPF/CNPJ), 24 horas por dia, todos os dias do ano", diz a nota do BC.

VEJA MAIS

image PIX Internacional: saiba o que é, como funciona e quando começa o novo formato de pagamentos
Discussões sobre moeda única dariam lugar a criação do novo método de pagamento, que englobaria países como Uruguai, Chile, Colômbia e Equador

image Pix crédito: novidade está prevista para 2023 e já anima consumidores e comerciantes de Belém
A opção foi anunciada por Fernando Haddad, ministro da Fazenda, mas ainda não tem data certa de lançamento

image Pix deve ampliar a cartela de serviços em 2023; entenda
Novas funções como débito automático e transferências internacionais estavam previstos no projeto inicial, mas podem sair do papel no próximo ano

Questionário de segurança para as instituições

Outra medida a ser adotada é um questionário de autoavaliação em segurança respondido pelas instituições financeiras, assinado pelo diretor responsável pela política de segurança cibernética. Este questionário aborda itens relacionados à segurança com dados pessoais, segurança na comunicação, assinatura e certificados digitais, segurança de QR Codes, implementação segura de aplicativos e APIs.

O objetivo é assegurar que todas as instituições participantes do Pix atendam os requisitos estabelecidos pelo BC. "A segurança é um dos pilares fundamentais do Pix e é entendida como um processo contínuo, pois novas formas de fraude e golpes surgem com frequência. Em função disso, o BC atua de forma permanente para garantir a manutenção do elevado patamar de segurança do Pix", informou a autoridade monetária.

(*Estagiária Hannah Franco, sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de OLiberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL