Onde tirar a 2ª via do RG em São Paulo? Veja o que é necessário para realizar o procedimento
A solicitação pode ser feita diretamente nos totens localizados em pontos da cidade; saiba onde
O Registro Geral (RG) é um dos documentos utilizados para realizar a identificação dos cidadãos. Por algum motivo, algumas pessoas precisam solicitar a 2ª via, como em caso de roubo, perda ou deterioração no papel, o que dificulta a sua identificação. Em São Paulo, esta solicitação pode ser feita online, nos postos físicos ou em caixas de autoatendimento do Poupatempo, programa do governo que oferece serviços à população.
VEJA MAIS
Onde tirar a 2ª via do RG em São Paulo?
O agendamento pode ser feito diretamente nos totens - caixas de autoatendimento - disponíveis em shoppings, supermercados, estações do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), do lado de dentro das catracas. O mapa com a localização destes totens, além dos que existem dentro dos postos Poupatempo, está disponível no site oficial do programa.
Em caso de furto ou roubo, é recomendado fazer um Boletim de Ocorrência (B.O.) por meio de uma Delegacia Eletrônica e dizer o número do documento. Caso a pessoa não saiba informar, é preciso entrar em contato com o Poupatempo para que seja feito o bloqueio do documento.
Quais documentos levar para receber a 2ª via do RG em São Paulo?
- RG - cópia do documento antigo, se ainda o possuir;
- Certidão de nascimento original e cópia - não podendo ser a Certidão plastificada ou a forma impressa da Certidão Eletrônica;
- Número do protocolo de agendamento;
- Boletim de ocorrência (BO) original e cópia, em caso de roubo ou furto;
- Comprovante de pagamento, caso o valor seja pago fora dos postos físicos do Poupatempo.
Quanto custa a emissão da 2ª via do RG em São Paulo?
A emissão do documento custa R$ 51,39 e o valor pode ser pago em pix, cartão de débito e em dinheiro. Caso você deseje receber seu documento em casa, a taxa de envio pelos Correios é de R$ 9,09. Em alguns casos, há a isenção do valor da emissão. Veja quais:
- Se tiver sido vítima de catástrofe natural nos últimos 60 dias;
- Se estiver desempregado há mais de 3 meses. Neste caso, é necessário apresentar a Carteira de Trabalho para comprovar;
- Mulheres com mais de 60 anos;
- Homens com mais de 65;
- Qualquer pessoa que se declarar pobre nos termos da lei 7115/83;
- Se a solicitação for feita ocasionada por erro de digitação no documento anterior, que tenha sido emitido nos últimos 90 dias.
Quanto tempo demora para receber a 2ª via do RG em São Paulo?
O documento fica pronto em até dez dias úteis e a emissão pode ser acompanhada pelo portal do Poupatempo, pelo aplicativo Poupatempo Digital ou pelo WhatsApp do programa, no número (11) 95220-2974. Para quem optou por receber em casa, a entrega pode ser acompanhada usando o código de rastreamento.
(*Estagiária Juliana Maia, sob supervisão da editora de OLiberal.com, Ádna Figueira)
Palavras-chave