MENU

BUSCA

Jovem registra ondas fluorescentes em praia de Santa Catarina

Na praia da Solidão, em Florianópolis, Danielly Batista dos Santos presenciou a bioluminescência na água do mar

Lívia Ximenes

Na praia da Solidão, em Florianópolis (Santa Catarina), a jovem Danielly Batista dos Santos registrou ondas fluorescentes enquanto caminhava. Ao notar o fenômeno da bioluminescência acontecendo, ela decidiu gravar. O efeito provocado por algas microscópicas faz o mar brilhar em azul com o movimento, seja da água ou por andar na areia.


VEJA MAIS

Além de Salinópolis: veja 3 praias para passar a virada de ano
Confira a localização e os benefícios de cada local

Manu Bahtidão curte praia no Rio de Janeiro após garantir vaga na final do Dança dos Famosos
Cantora foi vista ao lado de Wanessa Camargo no Rio de Janeiro horas depois de garantir vaga na final da competição da Globo, que será decidida no próximo domingo (7)

Baleia é encontrada morta em praia no Marajó
Imagens que circulam nas redes sociais mostram o mamífero na Ilha das Espaças

Danielly mora em Florianópolis, no bairro Campeche, e presenciou o fenômeno durante um passeio com os pais. Ao g1, a jovem disse que, poucas horas antes, conversou com um amigo sobre a capital catarinense ser chamada de “Ilha da Magia” e se perguntou se já viveu algo mágico. “Com certeza esse fenômeno foi a resposta. Foi mágico”, contou.

A bioluminescência acontece devido a um mecanismo de defesa presente em microalgas conhecidas como fitoplâncton. Em especial, o fenômeno é provocado pela espécie Noctiluca scintillans, muito presente no litoral sul brasileiro. O brilho azulado só pode ser observado durante a noite, visto que a luz do sol o ofusca.