Alertas de desastres naturais podem ser recebidos pelo WhastApp; veja como se cadastrar

Serviço é totalmente gratuito e gerenciado por órgãos estaduais e municipais

Emilly Melo
fonte

O serviço de alerta de desastres naturais enviados pelo WhatsApp já está disponível para os brasileiros desde o último sábado (12). As mensagens são disparadas pelas equipes da Defesa Civil dos estados e municípios por meio da plataforma Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap), administrada pela Defesa Civil Nacional. Com informações da Agência Brasil.

VEJA MAIS

image Crianças são as mais afetadas por mudanças climáticas; entenda por que região Norte lidera riscos
O levantamento foi apresentado pela Unicef e mostra, ainda, a necessidade de definir estratégias para mudar a situação

image Peixe-remo de quase 6 metros é encontrado e reacende superstição de desastres naturais; vídeo
Diz a lenda que a aparição do peixe raro está associada a fenômenos como terremoto ou tsunami

image Chuva em Belém: região metropolitana amanhece com alagamentos e céu escuro; Pará está em alerta
A Defesa Civil nacional já havia alertado que esta terça-feira (8) poderia ser de chuva intensa. O Inmet colocou um alerta laranja de chuvas para quase todo o estado.

A parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o WhatsApp, plataforma de mensagens privadas que pertence à Meta, e a Robbu, empresa especializada em automação de comunicações, coloca o Brasil como pioneiro no serviço pelo aplicativo, que já está baixado em mais de 120 milhões de celulares brasileiros, segundo a Meta. 

Como vai funcionar o serviço

O serviço de envio de notificações será gratuito. Podem ser enviadas orientações como: “Nunca atravesse pontes, ruas ou avenidas alagadas, mesmo estando de carro, moto ou bicicleta, pois a força da água poderá arrastá-lo”. A parceria entre as entidades antecede o verão, período em que fortes chuvas podem provocar alagamentos e deslizamentos de terra.

Os avisos serão gerenciados por órgãos estaduais e municipais por meio da plataforma Idap, que é mantida pelo órgão nacional desde 2017. Por enquanto, todos os estados estão cadastrados, mas apenas 148 dos 5,5 mil municípios integram a plataforma. 

image Incêndio florestal: Governo do Pará decretou situação de emergência em Bom Jesus do Tocantins
A Defesa Civil Nacional também já havia reconhecido situação de emergência no município, no sudeste do Estado; mais de duas mil pessoas foram afetadas

image Quase 6 mil famílias tiveram terrenos e imóveis vistoriados pela Defesa Civil
A maioria das vistorias realizadas é decorrente ao risco de desabamento e rachaduras em imóveis, além de danos sofridos em decorrência de vendavais, alagamentos e incêndios

image Passarelas são retiradas do centro comercial de Santarém após recuo do rio Tapajós
De acordo com o levantamento da defesa civil, cerca de 18 mil pessoas formam afetadas diretamente pela cheia no município

Como receber

Os interessados em receber o alerta devem se cadastrar pelo telefone (61) 2034-4611, por este link. Em seguida, é preciso interagir com um robô de atendimento – basta enviar um “Oi”. Após a primeira interação, a pessoa tem que informar sua localização atual ou escolher outra de interesse. O robô confirmará o desejo de receber os alertas e disponibilizará os termos de uso e política de privacidade, que regulamentam o projeto, para o aceite do usuário.

Podem ser cadastradas várias localizações diferentes, o que torna possível acompanhar os diferentes lugares que a pessoa frequenta ou quando faz uma viagem. O usuário pode compartilhar a localização (toque em Anexar > Localização); digitar o código de endereçamento postal (CEP) e clicar em enviar ou, simplesmente, digitar o nome do município e enviar. As áreas de interesse podem ser editadas a qualquer momento.

Quem já faz parte da base de dados da Defesa Civil por SMS, cerca de 10 milhões de pessoas, receberá um convite para o cadastro pelo aplicativo.

Plataforma pioneira

De acordo com o MDR, será oferecido um curso online sobre o uso da plataforma, em uma parceria da Defesa Civil Nacional com a Escola Nacional de Administração Pública. Somente pessoas cadastradas, ou seja, com usuário e senha, acessam a Idap. Em nota, o MDR ressalta que tem por padrão trabalhar com regras de segurança e de tecnologia da informação: “São regras aplicadas pelos órgãos de governo para impedir que o banco de dados seja acessado.”

(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL