CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Quase 6 mil famílias tiveram terrenos e imóveis vistoriados pela Defesa Civil

A maioria das vistorias realizadas é decorrente ao risco de desabamento e rachaduras em imóveis, além de danos sofridos em decorrência de vendavais, alagamentos e incêndios

O Liberal
fonte

Um total de 5.831 famílias tiveram terranos e imóveis vistoriados pela Comissão de Defesa Civil de Belém no período de janeiro de 2021 a julho de 2022. Só em 2022, até o mês de julho, 1.937 vistorias foram feitas. No período, março despontou como o mês com maior quantidade de registros: 381, com média de 13 ocorrências por dia. 

No geral, a maioria das vistorias realizadas é decorrente ao risco de desabamento e rachaduras em imóveis, além de danos sofridos em decorrência de vendavais, alagamentos e incêndios.

A diarista Joselena Lisboa, 37 anos, compareceu até a sede da Defesa Civil na sexta-feira (12), para receber o relatório da vistoria feita na área onde pretende realizar o sonho da casa própria. “Há 11 anos eu pago aluguel para morar. Ganhei de minha mãe um pequeno terreno onde, se Deus quiser, construirei a minha casa. Eu pedi para a Defesa Civil fazer a vistoria no terreno para que possa começar a construção”, declarou.

Em campo

As vistorias técnicas ocorrem a partir de demandas privadas e públicas recebidas na sede da DC, de forma presencial ou virtual. Os pedidos são classificados como públicos, quando a Defesa Civil de Belém é acionada pelo Centro Integrado de Operações (Ciop), pela Defesa Civil Estadual e também por órgãos públicos municipal, estadual ou federal. As solicitações de vistorias feitas por proprietários de imóveis são classificadas como privadas, a fim de organização.

Social 

Ainda no primeiro semestre do ano, houve ainda o apoio a famílias em situação de extrema vulnerabilidade. A equipe operacional da Defesa Civil, em função das vistorias em residências, defronta-se com situações que merecem maior observação. Nos distritos de Outeiro e Mosqueiro, por exemplo, a equipe atendeu famílias em situação de abandono, habitando residências em condições degradantes. Os imóveis foram vistoriados, e a análise gerou relatórios, que são um dos requisitos para a inscrição nos programas de assistência social mantidos pela Prefeitura de Belém.

Donativos foram arrecadados e entregues a essas famílias, que receberam também orientações sobre as formas de acesso às redes de proteção e assistência social. Por meio do atendimento feito pela assistente social desta Comissão, seja na sede do órgão, seja no local do sinistro, estima-se que 360 pessoas foram beneficiadas pelo serviço oferecido pela Defesa Civil Municipal.

Prevenção 

Como forma de prevenir acidentes e orientar sobre como agir em casos de emergência, a Defesa Civil Municipal iniciou em 2021 o mapeamento de áreas de riscos geológicos e ao projeto “Sextou na Feira”, sendo o primeiro realizado em parceria com a Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM) - Serviço Geológico do Brasil.

Em fevereiro daquele ano, a pedido da Defesa Civil de Belém, a Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM) - Serviço Geológico do Brasil iniciou a atualização e ampliação do mapa de riscos geológicos em Belém, distritos e ilhas. Esse levantamento servirá como base para ações desenvolvidas, em conjunto com outros órgãos governamentais, para redução dos impactos causados pela ação da natureza e do ser humano. Já foram mapeados os distritos de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci e as ilhas de Cotijuba, Combu, Ilha Grande e Maracujá.

No projeto “Sextou na Feira”, as equipes da Defesa Civil se dirigem às feiras da capital e distritos, sempre às sextas, para informar feirantes e consumidores sobre os serviços prestados e realiza a entrega do informativo "João Toró" (orientações sobre destinação de lixo e entulho; atenção à maré alta  chuvas).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM