Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

1 de abril: Dia da mentira também marcou 6 fatos reais na história; relembre

O primeiro dia de abril não tem somente mentiras; confira algumas verdades que aconteceram nesta data

Karoline Caldeira

Em boa parte do mundo, o dia 1º de abril é conhecido como o Dia da Mentira. A data surgiu no século XVI e, no Brasil, a data começou a ser difundida em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de circulação curta, lançado no 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte.

Apesar de ser o Dia da Mentira, alguns fatos importantes e verdadeiros ocorreram nesta data. Saiba quais são:

1 - Início da ditadura militar no Brasil

Em 1º de abril de 1964, iniciou-se o regime militar (Foto / Evandro Teixeira)

Em 1º de abril de 1964, iniciou-se o regime militar. Esse período durou até 1985, quando Tancredo Neves foi eleito presidente pelo Congresso. A partir deste dia, o país vivenciou um regime governado por generais e o Ato Institucional nº 5 (AI 5), considerado o ato mais restritivo contra direitos civis na Ditadura.

2 - Hitler condenado a prisão

Adolf Hitler foi condenado a cinco anos de prisão por participação no "Putsch [Golpe] da Cervejaria" (Foto / Divulgação)

Em abril de 1924, Adolf Hitler foi condenado a cinco anos de prisão por participação no "Putsch [Golpe] da Cervejaria". Ele ficou nove meses preso e durante esse período escreveu a biografia "Mein Kampf".  Anos depois, Hitler assumiu o poder com discurso de unificação e nacionalização da Alemanha.

3 - Fundação da Apple

A empresa é uma das maiores na área de tecnologia e inovação. (Foto / Aljawad)

Em 1º de abril de 1976, nos fundos de uma garagem nos Estados Unidos, Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne fundavam a Apple. Hoje, a empresa é uma das maiores na área de tecnologia e inovação.

4 - Desastre marítimo antes do Titanic

Foi o maior desastre marítimo do século 19. Anos depois, em 1912, a companhia ficou marcada pela colisão do RMS Titanic (Foto / Ilustração)

No dia 1º de abril de 1873, o navio White Star RMS Atlantic afundou no litoral da Nova Escócia, matando 585 pessoas. Foi o maior desastre marítimo do século 19.  Anos depois, em 1912, a companhia ficou marcada pela colisão do RMS Titanic em um iceberg, matando 1.500 pessoas.

5 - Princesa liberta escravos

A princesa Isabel participou de um ato de libertação coletiva dos escravos (Foto / divulgação)

No dia 1 de abril de 1888, na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, a princesa Isabel, junto à sua família, outras autoridades e a imprensa, participaram de um ato de libertação coletiva dos escravos e distribuiu 120 cartas que libertavam os escravizados. A libertação oficial, a Lei Áurea, ocorreu alguns dias depois, em 13 de maio de 1888.

6 - Imperador infantil comandou a China

No ano 325 D.C, o príncipe Cheng de Jin, de quatro anos de idade assumiu um reinado (Foto / Ilustração)

No ano 325 D.C, o príncipe Cheng de Jin, de quatro anos de idade assumiu o posto como imperador da dinastia Jin Oriental (na região onde é a China). Durante o  reinado da criança, ele foi substituído por outros membros da família, como tios e primos, até poder assumir o posto.

(Estagiária Karoline Caldeira, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

Brasil
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL