CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Histórias, curiosidades e memes, ‘Nostalgia Belém’ resgata memórias da cidade nas redes sociais

O perfil Nostalgia Belém surgiu no Facebook, 2012, a partir da inquietude de Robson Santos, 34 anos, em conhecer mais sobre a história da cidade

Fabyo Cruz / O Liberal
fonte

Com mais de 100 mil seguidores no Instagram, a página Nostalgia Belém faz sucesso na internet com conteúdos que abordam a memória afetiva da cidade. Por meio de histórias, curiosidades e memes, o criador Robson Santos, de 34 anos, faz o que ama e contribui para o resgate e à preservação das  memórias da capital paraense. Atualmente, ele também comanda um videocast, o Papo Nostalgia, onde são realizadas entrevistas com personalidades locais. 

O Nostalgia Belém surgiu em 2012, no Facebook, a partir da inquietude de Robson em conhecer mais sobre a história da cidade. “Desde criança eu ia ao Centur para fazer pesquisas, conhecer como surgiram as ruas da cidade e a construção e origem dos antigos casarões. Depois percebi que não tinha nada nas redes sociais que falasse sobre esses temas naquela época, o assunto só era abordado em blogs”, disse o criador de conteúdo.

image Nostalgia Belém (Sidney Oliveira / O Liberal)

Entre os conteúdos produzidos pela página, estão a visita aos carros lanchonetes antigos da cidade, aquelas que vendem os chamados “podrões” que todo mundo já comeu um dia em Belém; abordagens de curiosidades, como os chamados “pães jacarés” - um pão no formato do animal - que eram comumente vendidos em panificadoras localizada na periferia do município e hoje ainda podem ser encontrados em lugares específicos.

“Estou numa linha de vídeos mais alegres de situações do cotidiano, como a espera e perda de um coletivo na parada de ônibus, que é algo vivenciado por todos nós. São situações que eu estou abordando de uma forma bem humorada para a nova geração, por meio do reels do Instagram e do Tik tok, aplicativo onde temos 38 mil seguidores”, explicou Robson Santos.

Para o criador do Nostalgia Belém, a importância de resgatar as memórias da cidade é deixar vivo os traços do povo que nela habita. “Quando você remete à memória, você está forçando a preservação. Ao falar sobre um casarão antigo, ele não será abordado como algo só de construção, mas sim algo que tem uma história por trás. E outra, um povo sem memória não tem como se preocupar com o futuro”, afirmou.

VEJA MAIS

image Descubra curiosidades e fatos inusitados sobre as ruas de Belém
Entenda a escolha dos nomes das ruas, como eles mudaram, o que significam em cada período da história e as situações incomuns envolvendo essas denominações

image Landi dá singularidade ao patrimônio de Belém
Passeio pela Cidade Velha revela as características únicas do acervo arquitetônico da cidade

Amante da “Cidade das Mangueiras”, como é carinhosamente chamada a capital do Pará, Robson Santos faz um pedido no dia 12 de janeiro, quando o município completa 406 anos. “O aniversário de Belém é o momento ideal para iniciativa privada, poder público e dos próprios moradores se unirem e cuidar da nossa cidade, exaltar as nossas belezas arquitetônicas nas ruas e a cultura que carrega de geração em geração. Isso tem que ser um exercício diário de valorização da nossa memória”, finalizou.

image Conheça curiosidades e personagens que contam a história dos bairros de Belém
São muitas e variadas as personalidades que Belém torna possível em seus diferentes espaços urbanos

image Revolução e resistência marcam fundação de Belém
História mostra que por duas vezes a cidade correu risco de perder o posto de capital do estado

image Conheça hábitos culturais que tornam Belém tão única
Os costumes dos belenenses atravessam gerações e unem pessoas que compartilham hábitos que já são heranças culturais

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém Pra Ver e Sentir
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!