Web Escola: Governo do Pará vai garantir educação tecnológica nas escolas públicas
Também foram entregues 1.730 kits de robótica, destinados a 256 escolas em todo o Pará e Cerca de 550 computadores de alta performance
O Governo do Pará lançou o Programa “Web Escola”, nesta terça-feira (8), com a intenção de dar melhor qualidade de acesso à internet aos alunos de escolas da rede pública estadual, e assim, estimular o desenvolvimento de atividades pedagógicas, matemáticas e científicas no âmbito escolar. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) com a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa).
VEJA MAIS
A partir de agora, os estudantes vão poder ter condições melhores de aprendizado com a cobertura de uma internet com wifi gratuito. Para o governador Helder Barbalho, com o fortalecimento da cobertura - que pretende melhorar mais de 2.400% a velocidade da internet - será possível trazer melhor ensino em todo o Estado.
“A educação vai avançar ainda mais através do “Web Escola”, programa este que me comprometi no período eleitoral e que já estamos tornando realidade, para que já no primeiro semestre de 2023, possamos iniciar a distribuição de tablets aos nossos alunos, computadores para todos os professores e fazer da tecnologia um instrumento e pilar central para o melhoramento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), da qualificação da educação, da fidelização do aluno, da redução da evasão e de um ambiente escolar absolutamente vitorioso”, ressaltou.
O diretor-presidente da Prodepa, Marcos Brandão, afirmou que essa parceria com Seduc veio para aproveitar toda a estrutura da instituição para um fim benéfico: contribuir na formação de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.
“Porque além de atender os laboratórios de informática e a parte administrativa, também será disponibilizado Wi-Fi gratuito aos alunos e a comunidade em geral, tanto na parte interna e externa das escolas, possibilitando que durante o intervalo das aulas, possam ter acesso à rede mundial de computadores”, explicou Marcos.
O projeto já atingiu 541 escolas estaduais na fase da conexão em Banda Larga, ou seja, mais de 50% das unidades da Seduc
Kits de Robótica
Também foram entregues 1.730 kits de robótica, destinados a 256 escolas em todo o Pará e Cerca de 550 computadores de alta performance. Por meio desses equipamentos, será possível fazer com que alunos se interessem mais pela robótica, além de trabalhar o pensamento computacional.
A jovem Karen Souza, estudante da Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima, em Belém, garantiu um dos kits de robótica doados pelo governo aos alunos.
“Com esses novos kits, os alunos vão poder se interessar mais pela robótica, que é um meio muito fascinante de se aprender. Através desse método de ensino, novas portas vão se abrir para muitos estudantes, assim como eu, em todo o Pará. A partir de agora, seremos capazes de desenvolver inúmeras habilidades, o que antes não seria possível sem os equipamentos que estamos recebendo do Governo do Estado”, disse a estudante
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA