Waraos se instalam em praça no bairro da Cidade Velha

Ao todo, são 36 indígenas vindos da Venezuela, dos quais 16 são crianças

Cleide Magalhães
fonte

Um novo grupo de indígenas Warao se refugiou em Belém, vindo da Venezuela. São 36 pessoas - sendo 16 crianças e os demais jovens e adultos. Desde o último domingo (25), eles moram na Praça Felipe Patroni, na rua Coronel Fontoura com a Rua João Diogo, em frente ao Ministério Público do Estado do Pará e ao fundo do Palácio Antônio Lemos, onde funciona a sede da Prefeitura de Belém, na Cidade Velha.

Segundo o indígena Warao Usto Benite, 38 anos, o grupo vivia na cidade de Tucupida, no estado Delta Amacuro, na Venezuela, de onde partiram desde dezembro de 2018. Eles já viveram algum tempo em Manaus (AM) e Santarém, oeste do Pará. De lá, vieram de barco para Belém, onde chegaram às 5h de domingo (25).

"Saímos da Venezuela por conta da crise política e econômica. Com isso, comprar comida é impossível, porque ficou pouca e muito, muito cara, não tem trabalho, não tem água, energia. Aqui as pessoas nos ajudam um pouco melhor e esperamos que tudo vai melhorar", disse Benite.

Em Belém, primeiro, os indígenas Warao ficaram na praça da Bandeira, na rua João Diogo. Depois resolveram ficar na praça Felipe Patroni e estão na expectativa de que a Prefeitura de Belém os encaminhe para um abrigo. O grupo está recebendo apoio de um grupo de voluntários de Belém. 

"Decidimos vir para Belém porque soubemos que as pessoas aqui são boas. Ficamos primeiro na Praça da Bandeira e depois viemos para cá, que é melhor, porque é perto da Justiça e do prédio da Prefeitura. A Prefeitura já tem conhecimento que estamos aqui e disse que vai nos ajudar com abrigo, mas não falou quando."

A Prefeitura de Belém informa que o grupo está sendo monitorado pela Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e já recebeu atendimento do Consultório na Rua, da Secretaria de Saúde do Município (Sesma).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM