Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Warao morre por covid-19 e Prefeitura de Belém isola 50 indígenas

Mais dois membros do grupo também estão infectados e com dificuldades para serem internados

João Paulo Jussara

Um índio da etnia Warao que vivia em Belém morreu após contrair a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A família da vítima e um grupo de cerca de 50 pessoas da etnia serão transferidos para um imóvel fornecido pela prefeitura, onde ficarão em isolamento para evitar o contágio da doença. As informações foram dadas pelo prefeito Zenaldo Coutinho durante uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, na tarde desta quinta-feira (16).

"Nós tivemos alguns casos de coronavírus em indígenas venezuelanos Warao. Um foi hospitalizado, agravou, e acabou falecendo. Dois estão bem, estão com problemas para serem internados, mas eles convivem em um grupo familiar mais expressivo ali na Campina. A prefeitura está transferindo este grupo para o isolamento social, são cerca de 50 pessoas que ficarão juntas em um determinado imóvel que a prefeitura já reservou, para a preservação deles e também de contatos com terceiros", afirmou o prefeito.

UTIs lotadas

De acordo com o prefeito, os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dos prontos-socorros de Belém, como o PSM da 14 e do Guamá, por exemplo, estão lotados. "Porém, com outras doenças, não só coronavírus. Temos problemas cardíacos, AVC, doenças crônicas, pessoas acidentadas, baleadas, tem um universo de problemas que vão bater nos nossos prontos-socorros", disse ele, durante a live. "Infelizmente a nossa rede está bastante usada neste momento.

Transferência de pacientes

Zenaldo também comentou sobre os pedidos de transferência de pacientes da rede municipal para a rede estadual de saúde. Segundo o prefeito, 125 pacientes foram cadastrados para fazer a transferência. Destes, 53 foram transferidos para o Hospital Regional Abelardo Santos, em Icoaraci, e seis para o hospital de campanha do Hangar, em Belém. "Estamos insistindo, para ver se a gente amplia esse número, para que a gente possa liberar nossas UPAs e prontos-socorros para essa demanda, que é muito grande", afirmou.

O prefeito revelou ainda que 10 pacientes estão internados com suspeita de covid-19 no PSM do Guamá, e mais 10 no PSM da 14. "Eles têm sintomas e estão com suspeição. Estamos aguardando liberação do exame para esses pacientes, mas a gente quer logo transferi-los para os hospitais de retaguarda, seja o Dom Zico, seja o hospital de campanha do Hangar ou o próprio Abelardo Santos.

Respiradores

Questionado por um internauta, o Zenaldo informou que a prefeitura adquiriu 22 respiradores. Dois deles foram instalados no Hospital Dom Zico, e os outros 20 devem chegar até a próxima sexta-feira (24). "Ainda neste mês nós teremos os 22 novos respiradores instalados no hospital Dom Zico. O estado também fez a aquisição de respiradores, na reunião que fizemos na segunda-feira, o governador disse que quando chegarem, alguns respiradores ele poderá disponibillizar para a prefeitura", concluiu.

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM