Veja o que fazer para se livrar da famosa ressaca pós festas de fim de ano
Médicos dão dicas sobre como não sofrer o mal-estar do excesso de consumo de álcool

Quem disse que é impossível evitar a ressaca no dia seguinte? De acordo com profissionais da saúde, ouvidos, incluindo, neurologistas, é certo que o excesso da bebida alcoólica intoxica o organismo e pode fazer provocar dores de cabeça, enjoo e fraqueza.
Neurologista Saulo Nader, de São Paulo, em entrevista ao site Metrópoles, explica que o etanol, ao passar pelo fígado, gera uma substância tóxica para o corpo chamada acetaldeído, responsável pelos sintomas da ressaca.
VEJA MAIS
O que é a ressaca?
Os médicos destacam que a ressaca é literalmente o outro lado da moeda da parte boa de beber. Tudo começa com uma alegria após os primeiros goles, pois a bebida alcóolica provoca euforia, desinibição e descontrole motor, ocorre é que com a continuação da ingestão, algumas horas após, em geral, se experimenta um estado depressivo e os desconfortos da ressaca.
Livre-se da ressaca
1. Tome água antes, durante e depois de beber
Para começar, deve-se beber água entre os drinques para diminuir os sintomas da ressaca. Um organismo hidratado, aumenta o volume de sangue, dilui a substância tóxica e ajuda o fígado a metabolizar o etanol mais rápido e a eliminá-lo, dizem os médicos.
2. Faça uma boa alimentação antes e depois
É importante ter uma boa alimentação para reequilibrar o organismo depois de noites de exagero. Os médicos aconselham fazer uma refeição completa antes e no dia seguinte da ‘bebedeira’. Isso diminui o impacto maior do álcool
3. Controle o número das taças
O ideal para não ter ressaca é beber pouco. Portanto, se você não quer enfrentar uma possível dor-de-cabeça, siga a conhecida recita: beba com moderação ou escolha opções sem álcool. Espere o copo esvaziar para enchê-lo novamente. Assim, você terá controle de quanto está bebendo.
4. Use remédios, se necessário
Há remédios para a ressaca, como analgésico pra dor de cabeça e um remédio para enjoo que já tenha sido usado antes pela pessoa.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA