Vazamento deixa moradores de cinco bairros de Belém sem água

Previsão da Cosanpa é que o serviço de reparo seja concluído somente na madrugada da quarta-feira (8)

Redação Integrada

Os bairros da Pedreira, Telégrafo, Sacramenta e parte do Marco e Barreiro, em Belém, tiveram o abastecimento de água interrompido no início da noite desta terça-feira (7), por conta de um vazamento de água em uma tubulação localizada na travessa Mauriti, entre as ruas Nova e Antônio Everdosa, no bairro da Pedreira. Técnicos da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) estão no local realizando obras, que devem acabar na manhã de quarta (8).

Nos curta no Facebook para acessar as principais notícias do dia, lives e promoções.* Clique aqui

De acordo com a aposentada Nazaré Melo, que mora há mais de 30 anos bem em frente ao local onde houve o vazamento, o problema é recorrente e já ocorre há anos no mesmo perímetro. "Isso já estourou várias vezes, já até perdi a conta. Espero que ajeitem de uma vez, porque eles vêm aqui, ajeitam e com o tempo aparece de novo. Aqui falta muita água por conta disso", contou a moradora.

Por volta das 21h, equipes da Cosanpa iniciaram os trabalhos no local. O presidente da companhia, José Antônio de Angelis, estava acompanhando a obra e explicou que o problema na travessa Mauriti já é crônico. Segundo ele, no local há uma rede de diâmetro grande e muito antiga, com 250 milímetros de cimento amianto. Por conta disso, a rede já está se deteriorando e quebrando facilmente. "Por isso essa rede estourou, um pouco mais de pressão que aumenta os vazamentos, que acabam causando essa ruptura da rede", afirmou.

Ainda de acordo com o presidente, a companhia já possui um projeto de troca dessa rede. "Já foi feita a rede de polietileno de alta densidade (PEAD), aquele método não destrutivo que a gente tá fazendo aqui na cidade, mas ela ainda não foi interligada, não foi colocada em carga, então ainda está operando com essa rede velha", explicou Angelis.

O presidente da companhia informou ainda que a paralisação no abastecimento de água nos bairros atingidos é necessária, pois "a pressão é muito grande, então a gente precisa paralisar todo o setor", disse. A previsão é de que o abastecimento seja religado no início da manhã desta quarta-feira (8), assim que o reparo estiver sido concluído.

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM BELÉM