Usuários compartilham localização dos coletivos em tempo real; confira todos os grupos
Confira a lista dos grupos de cada linha da Região Metropolitana
Depois do sucesso do grupo de Whatsapp "Cadê o Médici 547", criado na última sexta-feira, 7, pela estudante de enfermagem Letícia Megumi Tsuchiya Masuda, usuários do transporte público de Belém criaram dezenas de outros grupos para divulgar a localização dos ônibus de várias linhas da cidade e diminuir o tempo de espera nas paradas.
Leia também
Estudante cria grupo 'Cadê o Médici 547?' e mensagens viralizam na web
Tudo funciona da seguinte forma: Se um usuário vê que o ônibus de uma determinada linha passa em frente a sua rua, ele, automaticamente sinaliza por mensagem a hora, a rua e o bairro que o veículo circulou por alí. Assim, o outro usuário saberá, mais ou menos, quanto falta para aquele determinado ônibus passar por perto de onde ele esteja.
O estudante de jornalismo Márcio Gomes costuma pegar todos os dias ônibus das linhas Marex/Ver-o-Peso e Marex/Arsenal. Segundo ele, as informações facilitam a rotina dos usuários de coletivos na cidade. "É uma alternativa que está dando voz para aquele usuário que às vezes sabe dos horários até melhor do que os próprios funcionários das empresas, afinal, existe GPS melhor que a população?", indaga o estudante.
Não durma no ponto!
Uma outra ferramenta criada para ajudar os usuários de ônibus também está sendo divulgada e fazendo sucesso nos grupos sobre os coletivos de Belém. Trata-se do aplicativo "Não durma no ponto!", desenvolvido por Alexandre Papanis e Rodrigo Ferreira, que desperta o usuário que estiver dormindo, antes de o ônibus passar da parada desejada.
"A ideia surgiu há um tempo atrás, quando o Rodrigo estava em um ônibus e viu um pai com duas crianças do lado. Todos eles estavam dormindo em sono profundo e o Rodrigo imaginou como eles iriam acordar no ponto certo", explica o desenvolvedor. "Então ele resolveu criar um aplicativo que despertasse a pessoa quando a parada de destino estivesse se aproximando".
Funciona da seguinte maneira: o usuário pode cadastrar endereços favoritos ou iniciar um alarme avulso, sem cadastro prévio. Ele pode digitar o endereço ou escolher no mapa. Depois, escolhe qual distância quer ser acordado (tem várias opções - 200m, 500m, 750m, 1km, ... até 10km).
"Ao iniciar o alarme, ele pode ficar sossegado que o aplicativo vai ficar monitorando a localização e verificando a distância para o destino final. Quando estiver se aproximando, o aplicativo desperta com o alarme", acrescenta Alexandre.
Para a estudante de direito Vitória Ferreira, além de ajudar os usuários a não passarem da parada desejada, o aplicativo auxilia também na questão da segurança. "Em alguns casos as pessoas dormem tanto que acordam só no destino final daquela linha, muitas vezes sem saber onde está e como voltar para casa, o que pode ser muito perigoso", conclui.
O aplicativo está disponível para Android e IOS, através deste link.
Veja a lista dos grupos de ônibus em Belém:
GRUPO DO CIDADE NOVA 5 (901) E CIDADE NOVA 4 (900)
Kd o Pedreira Condor/Felipe Patroni
🚌 Cadê o Médici 547? (GRUPO 1)
Cade o Médici 547? 2.0(GRUPO 2)
Cadê o Águas Lindas Ver-o-Peso
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA