UFPA promove workshop para discutir racismo na produção de conhecimento
I Workshop sobre Racismo Epistêmico será realizado na tarde desta sexta-feira, em Belém

A Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza nesta sexta-feira, a partir das 14h, o I Workshop sobre Racismo Epistêmico da UFPA. O evento, que reúne pesquisadores e estudantes, conta com a presença de Rebecca Souza, pesquisadora da etnia Romani (cigana), assessora civil da ONU Mulheres, Colunista da revista Azminas e coordenadora regional da Campanha “Ela Decide do UNFPA”.
O racismo epistêmico é o debate sobre como, historicamente, na prática universitária, “apenas alguns grupos hegemônicos tiveram a suas histórias e conhecimentos valorizados e considerados científicos, inclusive com a legitimidade para dizer o que é ou não ciência, quais produções de conhecimentos são válidas e, por consequência concreta, quais vidas podem ou não existir”, explica Evillys Figueiredo, mestranda da UFPA.
O evento é gratuito, aberto ao público e está sendo realizado pelo grupo de estudos "NOSMULHERES Pela Equidade de Gênero Etnicorracial" e coordenado por Mônica Prates Conrado, da Faculdade de Ciências Sociais da UFPA.
Serviço:
I Workshop sobre Racismo Epistêmico na UFPA
29 de março, às 14h, no Auditório do ICJ
A reportagem completa está no Portal da UFPA (https://www.portal.ufpa.br/index.php/ultimas-noticias2/9923-evento-debate-racismo-epistemico-e-universidade-nesta-sexta-feira-29).
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA