UFPA oferece cursinho gratuito do Enem para maiores de 50 anos

As inscrições seguem abertas até o preenchimento das 40 vagas disponíveis. As aulas começam no dia 26 de maio.​

O Liberal

Um cursinho preparatório voltado exclusivamente para pessoas com 50 anos ou mais está com inscrições abertas na Universidade Federal do Pará (UFPA). O projeto, chamado “50+: Ação Integrada de Inclusão e Cidadania”, é gratuito e foi idealizado após a divulgação de dados do Inep que mostram um aumento no número de idosos interessados em prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).​

As inscrições seguem abertas até o preenchimento das 40 vagas disponíveis. Os interessados devem comparecer à sala do Pet-Física da UFPA (Laboratório de Ensino de Física), entre 8h e 17h, portando RG, comprovante de residência e Certificado de Conclusão do Ensino Médio​ (ou declaração de matrícula no 3º ano do ensino médio​). As aulas começam no dia 26 de maio.​ Mais informações estão disponíveis no edital do projeto e na página do Instagram do PET-Física UFPA.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), cerca de 10 mil pessoas com mais de 60 anos se inscreveram no Enem 2024, o maior número desde 2020. Os dados inspiraram o professor Rubens Silva, coordenador do Programa de Educação Tutorial de Física (PET-Física/UFPA), a propor um curso preparatório voltado ao público maduro.

“Estes dados do Inep revelam que há um interesse real do público pré-idoso e idoso em retomar os estudos, conquistar um diploma ou simplesmente se manter intelectualmente ativo. Nosso projeto, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFPA, pretende acolher essa demanda com uma proposta inclusiva e cidadã: a Educação sem Idade”, afirma o professor.

As aulas serão presenciais, realizadas no Campus Básico da UFPA, às segundas e sextas-feiras, com foco em Matemática e Linguagens, áreas exigidas no Enem. Além dos conteúdos tradicionais, o cursinho também contará com oficinas temáticas, atividades em grupo e espaços de escuta e convivência.

“Trabalhamos com temas geradores, vinculados à realidade dos participantes, uso de linguagem acessível, tecnologias assistivas quando necessário e atividades em grupo que estimulam o protagonismo e a convivência. A ideia é criar um ambiente acolhedor, que res​peite o ritmo de aprendizagem de cada um, com foco na construção coletiva do saber”, explica Rubens Silva.

O curso se baseia nas Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos e nos princípios da Educação Popular. Segundo o professor, a iniciativa também fortalece as políticas afirmativas da universidade, ao promover o envelhecimento com dignidade e participação social. Para os tutores universitários, o projeto serve como laboratório didático.

Serviço

Projeto 50+: Ação Integrada de Inclusão e Cidadania

Inscrições: Sala do Pet-Física da UFPA (Laboratório de Ensino de Física)

Horário: 8h às 17h

Documentos exigidos: RG, comprovante de residência e Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou declaração de matrícula no 3⁰ ano

Início das aulas: 26 de maio

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM