CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

UFPA oferece atendimento odontológico gratuito aos povos indígenas durante a COP 30

Serão oferecidos atendimentos de prevenção à cárie e câncer de boca, além de um guia de saúde bucal

O Liberal
fonte

Ao longo da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) e da Cúpula dos Povos, em Belém, os povos indígenas poderão contar com atendimento odontológico gratuito, com foco na prevenção à cárie e ao câncer de boca. Haverá também o lançamento de um guia de saúde bucal voltado a comunidades tradicionais. A programação segue até 21 de novembro, de 9h às 16h, na Faculdade de Odontologia da Universidade do Federal do Pará (UFPA), localizada no bairro do Guamá.

VEJA MAIS

image Povos indígenas abrem a ​'Aldeia COP​' e defendem demarcação de terras como política do clima
O evento conta com a presença de representantes de diversas etnias, lideranças da Federação dos Povos Indígenas do Pará (Fepipa) e autoridades locais

image 'Não é possível negar a histórica contribuição dos povos indígenas', diz Sônia Guajajara na abertura
Ministra dos Povos Indígenas celebra a maior participação indígena da história das conferências climáticas e defende urgência nas ações globais contra a crise climática

O Projeto Doutores da Amazônia atua há dez anos com o lema “Sem saúde não existe floresta” e lançará, no Campus Guamá, um programa digital voltado ao combate à cárie nas comunidades indígenas, em parceria com a Faculdade de Odontologia da UFPA. O Programa “Amazônia Sem Cárie” combina ciência e humanização para enfrentar um desafio crescente identificado nas últimas missões do grupo: o avanço da cárie em territórios indígenas.

“Atualmente, nosso foco está no contexto indígena, mas essa tecnologia pode ser aplicada em qualquer região de difícil acesso. Imagine uma aldeia que fica a oito horas de distância de um local de atendimento odontológico, muitas vezes sem estrutura adequada nos municípios próximos, esse povo acaba ficando à mercê”, explica Caio Machado, sócio-fundador da ONG Doutores da Amazônia. 

Durante o evento, o público poderá realizar o novo protocolo odontológico, que utiliza uma tecnologia desenvolvida nos Estados Unidos capaz de inativar a cárie, o que oferece alívio rápido e seguro. O material, quando aplicado, mineraliza a lesão, interrompe seu avanço e restaura o conforto do paciente.

“A Universidade Federal do Pará entrou no projeto para que a gente coloque mais corpo, unindo ciência e tecnologia em uma faculdade da Amazônia. Eu acredito que isso pode ser um programa em nível nacional e pertencente ao SUS. Ao comprovar a eficácia, podemos melhorar a saúde bucal não só nessa região, mas também no Brasil”, pontua Caio.

O atendimento odontológico a povos indígenas já é uma prática permanente da UFPA por meio do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que oferece ações de tratamento e prevenção à saúde bucal, integrando ensino, pesquisa e extensão. “Atendemos pessoas que são muito prejudicadas por causa da cárie. Então, com a prevenção, nós fazemos o tratamento sob supervisão de professores e alunos do internato”, observa Liliane Nascimento, vice-diretora da Faculdade de Odontologia da UFPA.

Compromisso social

A parceria com os Doutores da Amazônia, durante a Cúpula dos Povos,alia a experiência acadêmica ao compromisso social do projeto. “Tivemos muitos voluntários do curso de Odontologia para participar aqui, conosco, o que ajuda a fazer com que eles se valorizem como Odontologia na Amazônia e entendam as possibilidades existentes em relação às novas tecnologias”, diz a professora Liliane.

Durante a COP 30, o atendimento será realizado no Centro de Especialidades Odontológicas da UFPA, em parceria com os Doutores da Amazônia, de 10 a 14 de novembro, das 9h às 16h, para povos indígenas. Para participar, é necessário apresentar RG ou documento que comprove a origem indígena.

O Centro de Especialidades Odontológicas seguirá com o atendimento aos povos indígenas até o dia 21 de novembro, no mesmo horário, com ações de prevenção ao câncer de boca e o lançamento de um guia de saúde bucal voltado a comunidades tradicionais. Nessa etapa, será necessário apresentar documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência.

Serviço

Programa Amazônia Sem Cárie – Doutores da Amazônia e UFPA

Data: 10 a 14 de novembro

Horário: 9h às 16h

Local: Faculdade de Odontologia – Cidade Universitária Prof. José da Silveira Netto – R. Augusto Corrêa, 1 – Guamá

Centro de Especialidades Odontológicas da UFPA – Campus Guamá

Data: Atendimento segue até 21 de novembro (prevenção ao câncer de boca e guia de saúde bucal)

Horário: 9h às 16h

Local: Faculdade de Odontologia – Cidade Universitária Prof. José da Silveira Netto – R. Augusto Corrêa, 1 – Guamá

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM