UFPA abre inscrições para cursinho do Enem
Ao todo, 112 vagas serão abertas pela universidade

O Projeto Universidade Aberta (PUA) da UFPA está com inscrições abertas para as aulas do cursinho pré-Enem gratuito da UFPA. A previsão é que a turma com 112 vagas comece em 10 de fevereiro.
Mais informações e inscrições podem ser obtidas no portal da UFPA ou no edital do projeto.
Segundo o professor Rubens Silva, coordenador do projeto, o PUA atende à comunidade com um cursinho pré-vestibular gratuito e de boa qualidade. “Acreditamos que, dessa forma, nossa universidade cumpre com seu dever social, por meio de programas desta natureza”. De acordo com ele, o projeto busca promover a igualdade de oportunidades para o ingresso no Ensino Superior público e gratuito. “O projeto traz como resultado uma formação cidadã que contribui com a necessidade de engajamento, estímulo e acesso a práticas culturais e sociais que vinculam o ensino à pesquisa”.
A revisão foi fundamental para Mayara Silva, aluna do cursinho em 2017. “O PUA com certeza foi o grande responsável pelas minha aprovação. Nas matérias em que eu tinha mais dificuldade, como Redação e Geografia, eu tive ótimos professores que me fizeram melhorar muito no decorrer do ano”, conta ela.
Danielly Carrera, aluna do projeto em 2015, teve cinco aprovações em diferentes instituições de Belém e optou por cursar Engenharia Elétrica na UFPA. A aluna conta que estudar em casa, resolver exercícios e provas anteriores foi muito importante, mas o PUA foi essencial para tirar dúvidas e fixar os conteúdos estudados. “No cursinho, não existia aquela parede entre aluno e professor, parecia que éramos todos iguais. O professor não passava aquele medo de perguntar, pois sempre respondia com um sorriso no rosto”.
As alunas não escondem a admiração pelo projeto. “Eu acho que esse projeto nunca deve acabar. Devo muito aos professores do PUA”, conta Danielly. Mayara também elogia a disponibilidade dos professores: “o PUA é um projeto maravilhoso com pessoas disponíveis para te ajudar a qualquer hora do dia”.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA