Telégrafo: Semob adia mudança em sentido de via
Rua do Una voltará a ter sentido duplo em toda a sua extensão. Alteração seria efetivada nesta segunda-feira.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) deve definir ainda esta semana o novo prazo para que a Rua do Una, no bairro do Telégrafo, em Belém, volte a ter sentido duplo em toda a sua extensão, no perímetro compreendido entre a travessa José Pio até a rua Coronel Luís Bentes.
A data inicial divulgada seria a partir desta segunda-feira (3), mas houve uma alteração, uma vez que a Semob avalia que a mudança vai mexer com outra via da mesma área. "Ainda não podemos adiantar qual será, mas ela já estava prevista como segunda ação no local resultante também da pesquisa, e aí estão planejando mudar as duas de uma vez só", afirma a assessoria de comunicação da Semob.
A Superintendência adotará a medida baseada em dados técnicos e na pesquisa de opinião de quem vive e circula pela área.
Mudanças nas ruas do Telégrafo em 2018
As mudanças no bairro do Telégrafo iniciaram no segundo semestre de 2018, quando foram alterados os sentidos da rua do Una, Magno de Araújo, Municipalidade, além das travessas Djalma Dutra e José Pio, com o objetivo de melhorar a mobilidade na área e dentro de um planejamento macro que envolveria outras mudanças viárias que impactariam diretamente nos bairros do Telégrafo, Sacramenta, Umarizal e Reduto.
Esse planejamento foi refeito, visto que os bairros serão englobados pelo BRT Centenário (que se encontra em fase de elaboração do projeto conceito) e, diante disso, a equipe técnica da Semob decidiu avaliar o atual cenário da circulação no Telégrafo.
93% da população ouvida optou pelo retorno do duplo sentido na Rua do Una
Em abril deste ano, uma pesquisa de campo foi realizada, com avaliações técnicas e de opinião junto à população. Foram ouvidas 390 pessoas e, de imediato, o primeiro resultado será o retorno da Rua do Una à circulação original, atendendo à sugestão de 93% da população ouvida.
"As mudanças que foram implementadas trouxeram muita mobilidade a quem está na área central de Belém e deseja chegar ao Telégrafo, mas não a mesma vantagem a quem quer ir em direção ao centro ou se deslocar dentro do bairro. A própria população nos apontou alguns trajetos que agora obrigam a um deslocamento muito grande e desnecessário, e que serão evitados com o retorno da Rua do Una ao seu sentido original", explica o diretor-geral da Semob, Carlos Valente, que também responde pela diretoria de Mobilidade do órgão.
Melhor acesso à Uepa
Valente diz que uma das preocupações com o retorno ao sentido original é garantir melhor acesso à Universidade do Estado do Pará (Uepa), que sentiu o impacto das mudanças realizadas no ano passado.
"Não podemos ignorar que a Uepa é um grande polo gerador de tráfego que funciona diuturnamente, com um quadro docente, discente e administrativo grande, e quem quer acessá-la muitas vezes não conseguia fazer isso sem dar uma volta muito grande. Quem sai da Arthur Bernardes ou da Djalma Dutra em direção à universidade tem, por exemplo, que fazer uma volta muito pela Curuçá", descreve Valente.
"Não só vamos solucionar esse gargalo, como vamos aproveitar o trabalho de sinalização para regulamentar um estacionamento no trecho da Rua do Una entre Djalma Dutra e José Pio, um perímetro largo, que comporta uma boa área para veículos e beneficiará os usuários", completa.
Diminuição do tráfego da Rua Curuçá
Outra vantagem imediata com a mudança será a diminuição do tráfego da Rua Curuçá, uma das mais impactadas após as primeiras mudanças na área. "No atual desenho viário todo o tráfego está sendo jogado para a Curuçá, que ficou sobrecarregada. Com essa medida vamos reduzir a demanda que vai para esta rua só para fazer um looping", justifica Valente.
Ele informa que, a partir da definição da data, uma campanha educativa será realizada durante 15 dias no local para orientar condutores, pedestres e ciclistas sobre as mudanças.
Não há previsão, por enquanto, de alteração em itinerário de ônibus no bairro, o que será avaliado pela diretoria de Transporte da Semob somente após a mudança.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA