CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Sesma conclui testes de covid-19 em 1,6 mil trabalhadores do Ver-o-Peso, em Belém

Poder municipal planeja, agora, terceira etapa da pesquisa com testagem rápida, que vai a todos os bairros e ilhas da capital

Dilson Pimentel
fonte

Foram realizados 1.647 testes em ambulantes e feirantes do Ver-o-Peso. A informação foi dada, nesta segunda-feira (6), pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). Com a primeira e a segunda fases concluídas, a Sesma está, no momento, em fase de planejamento para iniciar a terceira etapa dessa pesquisa epidemiológica, que deve chegara todos os bairros e na região das ilhas da capital, segundo já anunciou a Prefeitura de Belém. Veja:

Na última segunda-feira (29), a Sesma começou a fazer os testes com feirantes e permissionários do Ver-o-Peso. Foi a sequência da atividade iniciada no dia 26, uma sexta-feira. Naquele dia, começaram, pelos ambulantes da rua João Alfredo, no centro comercial.

Os testes rápidos de covid-19 permitirão fazer um estudo de prevalência da doença causada pelo novo coronavírus em Belém. A terceira fase está programada para a população, conforme faixa etária (igual ou superior a 15 anos de idade), sexo e bairro. 

Balanço só será dado ao fim dos trabalhos


Por se tratar de uma pesquisa, o resultado será informado após o encerramento da amostra. Os voluntários que apresentam resultado positivo são informados de que já possuem anticorpos pela doença e que, embora estejam imunes, devem manter as medidas de prevenção e distanciamento.

A Sesma acrescentou que a terceira fase da pesquisa, direcionada para a população, está prevista para iniciar este mês - mas sem data definida.

"Foram adquiridos, pela Secretaria, 40 mil testes rápidos. Iniciamos uma amostragem com 200 testes, com os profissionais que atuam nesta região. Todos foram selecionados e direcionados para realizarem a testagem", disse o assessor técnico da Sesma, David Rosário.

image Estudo epidemiológico em Belém ainda divulgará resultados (Ivan Duarte / O Liberal)

Análise dará dimensão da covid-19 na capital


O objetivo da pesquisa é identificar, dentre esta população, quem já teve ou não a doença e ajudar a gestão municipal a adotar novas estratégias no enfrentamento da covid-19. "A análise desses testes, inicialmente, nos dará a dimensão de como está a doença na capital, além de identificar quem já teve o novo coronavírus e o registro de novos casos", explicou David Rosário. 

O resultado do teste rápido demora, em média, vinte minutos. Os valores de referência são Positivo IgM, Positivo IgM/IgG, Positivo IgG ou Negativo.

"O voluntário tem o diagnóstico de que teve a doença e está, no momento, com possível infecção ativa (IgM); se está imune, há pelo menos sete dias (IgM/IgG); se teve a doença e não está mais contaminado (IgG); ou resultado negativo, que indica que não está infectado ou não desenvolveu os anticorpos", detalha Lúcia Fidalgo,  servidora da Sesma.

Em casos positivos, o voluntário é direcionado para o aconselhamento para receber as orientações necessárias. O estudo será concluído com a aplicação de testes em todos os bairros da capital, além das ilhas, através de testagem por amostragem em residentes do município, atingindo o total de 40 mil pessoas.
 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM