Seis incêndios já consumiram 41 casas em Belém em dois meses

Fiação elétrica pode ter ateado fogo em casa hoje de manhã na Pedreira

Cleide Magalhães
fonte

Problemas de instalação elétrica levaram a um incêndio de pequena proporção, na manhã desta quarta 14, por volta das 8h30, na Pedreira, em Belém. O fogo atingiu dois quartos de uma casa de dois andares de alvenaria na Vila Maria de Fátima, na avenida Pedro Miranda. 

Não houve vítimas ou feridos na ocorrência. Segundo o tenete bombeiro Ozenil, quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local, os moradores da casa e da vila já tinham se mobilizado para apagar fogo e os bombeiros contornaram a situação. Ainda segundo ele, um dos quartos queimou 100% e o outro, 50%.

CASOS

Com incêndio de hoje de manhã na Pedreira, a Grande Belém já acumula seis casos de casas e prédios consumidos pelas chamas em dois meses. 

Ao todo, além de uma loja comercial, incendiada no dia 5 de novembro, 148 pessoas de 50 famílias que moravam em 41 casas já foram atingidas em incêndios registrados na capital desde setembro. A média é de uma casa ou loja destruída pelas chamas a cada dois dias. 

Em entrevista coletiva no início do mês, o Comando Geral do Corpo de Bombeiros disse que as causas dos incêndios ainda não foram elucidadas, pois perícias ainda estão em andamento.

Um incêndio ocorrido em 6/11 na passagem Rosa Lemos, no bairro do Telégrafo atingiu pelo menos duas casas. Uma delas, de madeira, teve perda total. Na outra, a perda foi parcial.

No Dia de Finados, onze casas foram destruídas por outra ocorrência, que deixou 26 moradores sem abrigo na Vila L, na travessa Timbó, no bairro da Pedreira.

No Jurunas, dia 28/10, cerca de 30 pessoas de 10 famílias foram atingidas por incêndio que destruiu totalmente duas casas e atingiu outras cinco, parcialmente danificadas, à noite na Vila Nova, passagem São Silvestre, entre Carlos de Carvalho e Tabatinga. 

Outras vinte 20 casas ficaram destruídas pelas chamas no incêndio que atingiu a Vila da Barca, na madrugada entre 11 e 12 de setembro, que atingiu 84 pessoas de 26 famílias no bairro do Telégrafo. A tragédia completará dois meses no próximo domingo sem que as causas sejam elucidadas.

CHAMAS

Desde o início do ano e até hoje, já foram registrados 934 incêndios em edificações em todo o Estado do Pará, segundo balanço feito pelos Bombeiros. 

No total, 3.837 focos de incêndio foram combatidos, entre edificações, veículos e incêndios em vegetação.

O número ainda está abaixo do computado no ano passado, quando 4.106 casos foram registrados no mesmo período. Contudo, o registro de incêndios em edificações como habitações e comércios, que foi de 795 em 2017, teve aumento significativo em 2018.

DICAS

Os bombeiros dizem que população pode agir mais ativamernte para evitar incêndios. A maioria dos casos começa dentro de casa.

Não se deve sobrecarregar tomadas com muitos aparelhos: isso causa aquecimento da fiação. Não se deve também passar a mangueira do botijão de gás por trás do fogão. Evite usar velas ou outros tipo de chama próximo a inflamáveis, como cortinas, tapetes, camas ou sofás.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM